Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Governo do Piauí quer intensificar barreiras nas divisas do estado

A medida tem como objetivo ampliar o rigor na fiscalização das pessoas que chegam ao estado.

25/03/2021 13:28

Um encontro realizado nesta quinta-feira (25) entre o governador Wellington Dias e o Comitê Científico de combate à Covid-19 tratou sobre a intensificação das barreiras sanitárias nas dividas do Piauí com os estados vizinhos. A medida tem como objetivo ampliar o rigor na fiscalização das pessoas que chegam ao estado.


Leia tambémGoverno quer fechar praias e proibir venda de bebidas alcoólicas; veja outras medidas 


O chefe do Executivo estadual explicou que é necessário uma qualificação dos profissionais que serão direcionados para atuarem na barreiras, já que devido a mudanças nas gestões municipais de muitos municípios, os novos profissionais precisam de conhecimento técnico para as abordagens. 

Foto: Divulgação / PMLC

“Houve mudanças nas equipes dos municípios e, portanto, há a necessidade de treinamento. Já iniciamos um amplo programa de qualificação para potencializar a atenção básica, as barreiras nas divisas do estado e para isso estamos disponibilizando equipamentos de proteção individual e os três tipos de testes que detectam a Covid-19. Queremos garantir que quem chega de fora cumpra a quarentena para evitar a transmissibilidade”, comentou Wellington. 

O governador quer ampliar a capacitação para a atenção básica de saúde dos municípios para garantir que a meta de sair de 4 mil para 20 mil pessoas vacinadas contra o novo coronavírus diariamente no estado seja alcançada nos próximos meses.

Reunião com o Comitê Científico (Foto: Divulgação / Ccom)

“Vamos garantir as medidas restritivas e a vacinação, mas a colaboração da população é essencial. Fazemos um apelo para que não viajem na Semana Santa e cumpram as medidas para reduzir a transmissibilidade, os internamentos e os óbitos”, completou Wellington Dias

Medidas restritivas

Como forma de ampliar as medidas restritivas, o governo antecipou os feriados de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) para esta sexta-feira (26) e o feriado de Corpus Christi (3 de junho) para a próxima terça-feira (30). Nesses dias, apenas os serviços considerados essenciais poderão estar em funcionamento em todo o estado. 

Mais sobre: