Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleição para a diretoria do Sinte começa hoje e é marcada por tumultos

O número de eleitores previstos foi maior que o esperado, devido à presença dos aposentados que permanecem filiados ao sindicato

19/06/2017 13:45

Acontece nesta segunda-feira (19), as eleições para renovação da diretoria e do conselho fiscal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte). Três chapas concorrem ao pleito. A eleição termina às 21 horas de hoje, e a previsão para divulgação do resultado é somente a partir da meio noite.

Pela manhã aconteceram alguns tumultos na escola Liceu Piauiense, um dos locais de votação em Teresina. Isto porque o número de eleitores previstos foi maior que o esperado. No local estão três urnas, incluindo a de número 20, que até o momento contabilizou mais de 7 mil votos.


Seção eleitoral no Liceu Piauiense (Foto: Moura Alves/ODIA)

A professora Iara Ferry, representante da chapa 2, conta que houve tumulto por mais de duas vezes na manhã e que a culpa é toda da desorganização da chapa 1, pois são eles que estão organizando as eleições. “O problema é que a mulher responsável por entregar as senhas estava perto da mesa de cadastro, e não na porta. Quando ela dizia “peguem a senha”, iam todos para cima e a urna ficava vulnerável”, afirmou a professora.

Lourdes Melo, presidente da chapa 3, relata que não está havendo democracia nas eleições, pois apenas os integrantes da chapa 1 (atual gestão) estão à frente da comissão eleitoral. “Os mesários que estão colhendo votos são todos da chapa 1, não tem ninguém das outras chapas lá”, disse a candidata.

Em contrapartida, o vice-presidente da atual gestão, Francisco Oliveira, afirmou que o que aconteceu foi algo natural e que não demorou muito para ser resolvido. “O número de aposentados cresceu muito, vários são filiados ao sindicato e, por incrível que pareça, muitos vieram votar. Ou seja, não esperávamos a quantidade de gente que veio, mas foi algo resolvido rapidamente”, comentou.

As urnas para votação estão espalhadas por todo o Estado. Na capital, 29 urnas foram distribuídas para todas as zonas da cidade.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Geici Mello
Mais sobre: