Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Falta de sinalização prejudica trânsito nas ruas do bairro Monte Castelo

Além disso, muitos condutores desrespeitam as normas do trânsito e usam a falta de sinalização como desculpa para as infrações.

27/01/2016 07:33

Em algumas vias e cruzamentos de ruas no bairro Monte Castelo, os moradores reclamam da falta de sinalização que, em muitos locais, está degradada ou desgastada. A situação é um agravante e contribui para que acidentes aconteçam. Além disso, muitos condutores desrespeitam as normas do trânsito e usam a falta de sinalização como desculpa para as infrações.

Abraão Pereira é aposentado e mora na região. Para ele, o cruzamento entre a Rua Esperanto e a Rua Magalhães Filho é o mais perigoso, pois ambas as vias são de mão dupla e, no local, a sinalização está apagada e sem placas. “Já presenciei alguns acidentes nesse ponto, pois ele dá acesso à Avenida Miguel Rosa e tem muito movimento de veículos. É um perigo enorme aqui, porque é tudo mão, você pode fazer tudo. Deveria ter uma rotatória porque têm muitos motoristas irresponsáveis que passam em alta velocidade”, reclama.

Além disso, Abraão afirma que teme passar pelas ruas, pois os pedestres são os mais prejudicados. “Nós, pessoas de mais idade somos os mais prejudicados. Atravessar a rua está complicado, ninguém respeita a sinalização, pois ela não existe e muito menos as pessoas nos respeitam”, pondera.

Já o camelô Raimundo Nonato afirma que, geralmente, evita o trânsito da Rua Esperanto para conseguir acesso a Miguel Rosa por conta do engarrafamento nas primeiras horas do dia. “Além da bagunça da sinalização, muitos veículos transitam por aqui, principalmente pela manhã, quando muitos vêm de dentro do bairro em direção ao Centro, pela Miguel Rosa, para trabalhar e fazer outras atividades. Eu mesmo evito passar por aqui e procuro outros trajetos”, comenta.

Raimundo denuncia ainda que muitas vias do bairro Monte Castelo tem um relevo montanhoso o que torna os cruzamentos ainda mais perigosos. É o caso das ruas próximas ao Hospital do Monte Castelo. “Uma das mais perigosas é a Rua Zito Batista, que é uma descida ao cruzar com a Rua Esperanto. No cruzamento entre as ruas, não está claro em qual das vias os condutores devem parar para verificar se tem algum veículo passando.

Por isso, existe um risco muito grande desses carros ou motos se chocarem pela falta de sinalização”, explica o camelô. Por sua vez, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) informou que vai mandar uma equipe para fiscalizar a sinalização das vias citadas nesta reportagem para fazer os devidos reparos.

Foto: Elias Fontenele/ODIA
Por: Pedro Vitor Melo - Jornal O DIA
Mais sobre: