Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Festas juninas aquecem o mercado de fogos de artifício e comidas típicas

Apesar da crise, festas do mês de junho são tradicionais e continuam movimentando o mercado.

13/06/2016 07:45

São traques, bombas, rojões, foguetes e vulcões de um lado. Maria Isabel, paçoca, espetinho e creme de galinha do outro. Imaginar o período junino sem esses elementos é quase impossível. No mês de junho, o comércio de fogos, assim como o comércio de comidas típicas, ganham destaque dentro das festividades do período. 
Oneide Sampaio é quem confirma o aquecimento do comércio de fogos no mês festivo. Há 38 anos com dedicação ao empreendimento familiar de venda de fogos, que há mais de 55 conquista clientes na capital, a empresária constata: a procura no mês de junho supera todos os outros. 

(Fotos: Glenda Uchôa/ O Dia)

“Nesse período não tem jeito, nós nos preparamos para atender a demanda que cresce demais. É claro que a crise tem atrapalhado um pouco, mas mesmo assim os clientes aparecem e, estamos esperando, principalmente, uma maior procura na próxima semana, quando realmente se aproxima do dia das festas. Todo mundo é assim, só deixa para o último dia”, relata Oneide. 
O uso dos fogos de artifício tem uma grande importância durante as festas juninas, já que estão relacionado com o tradicional uso da fogueira junina e seus efeitos visuais, e também como forma de agradecer aos deuses pelas boas colheitas. Além de serem elementos de proteção, pois espantam os maus espíritos e “servem para acordar São João com o barulho”, como acredita a crença popular. 
Os comerciantes esperam para as vésperas de São João o incremento ainda mais forte das vendas e a própria viabilidade do negócio. Não por acaso, segundo o Ministério do Turismo, o período junino é o segundo mais festejado do País e fica atrás somente do Carnaval. 
A movimentação do período também favorece o surgimento de vagas temporárias. Para dar conta de atender a demanda do público, Oneide afirma que contrata de dois a três funcionários em regime de contrato temporário. “Contratamos mais pessoas porque sabemos que o movimento aumenta muito e, assim, podemos atender todos os clientes de forma mais confortável”, explica. 
Festas ganham temática junina no período 
Marcos Vinícius lembra, desde pequeno, que comemorar mais um ano de vida sempre estava relacionado a cores, quadrilha e fogos. Isso porque quem nasce em junho, comumente comemora a data em clima junino. Para marcar os 23 anos que se aproximam, Marcos investiu na compra de alguns fogos para animar os convidados. 
“Antes fazíamos festas maiores, mas com essa crise tivemos que diminuir os custos. Mas sempre gosto de comprar fogos porque anima todo mundo, virou uma tradição”, ressalta o jovem. 
É por conta da tradição que o comercio de fogos não para de se movimentar. Marcos levou vários ‘treme terra’, fogos que fazem um percurso luminoso até explodir em cores no céu. 
Empreendimento de espetos e comidas típicas conquista clientes pela praticidade e qualidade 

O mês de junho está intimamente ligado à ideia de variados sabores, marcados por comidas típicas que incrementam o paladar das pessoas que escolhem brincar o mês de São João. Com empreendimento voltado a oferta de espetos de churrasco com carnes selecionadas, o Spetitos tem conquistado clientes em festivais e festas coorporativas que celebram o mês junino. 
A empresária Renata Miranda ressalta a importância do período para o fluxo de serviços. “O mês de junho, para nós do setor da alimentação, é o segundo Natal. Realmente a procura se torna muito mais aquecida, tanto para festivais como para eventos corporativos. Chegamos a concluir dois a três eventos diariamente”, ressalta. 
O empreendimento tem opções variadas de espetos de carnes selecionadas e também comidas típicas.Com a oferta em embalagens individuais, os espetos podem ser saboreados acompanhados por farofa e vinagrete com praticidade. 
Os preços populares também são um dos importantes atrativos. O churrasco é ofertado com opção de espeto a partir de R$ 7,00. “Nossa ideia é atender a todos os públicos, por isso, nos festivais de quadrilha temos conseguido atrair muitas pessoas por conta dos produtos feitos com qualidade e com valor popular”, explica Renata. 
Além dos eventos de quadrilhas, o Spetitos também tem conquistado o público de festas corporativas que, neste mês, ganham características singulares de temática junina. “Existe muito a tradição de confraternização com a temática de quadrilha e também temos sido muito solicitados para esse tipo de evento. Realmente é um mês de muita demanda para os empreendimentos de alimentação”, destaca a empresária. 
Além do mês de junho, o Spetitos também conta com o aquecimento do setor de eventos para o mês das férias e o restante do semestre. Pela praticidade do produto e fácil aceitação popular, o empreendimento tem se destacado no mercado de alimentação do Piauí.
Por: Glenda Uchôa - Jornal O DIA
Mais sobre: