Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Interpi fará vistoria em imóveis de 230 famílias em Nova Santa Rosa

Interpi fará vistoria em imóveis de 230 famílias em Nova Santa Rosa

26/08/2016 12:26

O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) planeja a realização de vistorias, ainda este ano, em imóveis rurais no Distrito de Nova Santa Rosa, no município de Uruçuí. Cerca de 230 famílias da Associação dos Produtores Rurais da Serra Branca serão contempladas.

A medida foi decidida em reunião, nesta quinta-feira (25), que contou com a presença da diretora-geral do Interpi, Regina Lourdes; do diretor de Operações, Jailton Chaves; do procurador autárquico, Ronaldo Oliveira; dos produtores rurais e do deputado estadual Fernando Monteiro.

As vistorias, que serão realizadas pela equipe técnica do Interpi, fazem parte do Programa de Regularização Fundiária do Piauí, que tem a meta de vistoriar 70% das terras do estado até 2019, com o objetivo de facilitar a emissão de títulos definitivos de imóveis públicos e privados.

“Estamos assumindo o compromisso com a região de Nova Santa Rosa para fiscalizar e fazer as devidas vistorias nas áreas de cada produtor rural. O objetivo é proporcionar maior segurança jurídica por meio da Regularização Fundiária e, posteriormente, se estiver dentro das normativas do Interpi, emitir o título definitivo a essas famílias”, explica Regina Lourdes.

Os trabalhadores rurais alegam que, sem a devida titulação dos imóveis, encontram dificuldades ao solicitar financiamentos bancários, necessário para investir na produção, além de gerar insegurança jurídica dos imóveis.

Produção no Distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí( Foto: Ascom Interpi)

“Os imóveis dos produtores da associação representam o mais antigo projeto rural do Sul do Piauí. A luta pela regularização das terras se estende há cerca de duas décadas e somente agora tivemos um retorno positivo. É o início de uma grande conquista para nós, trabalhadores rurais”, afirma Enéas Bovino, presidente da associação, que é criador de animais e produtor de grãos. 

Fonte: Ascom
Mais sobre: