Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Procissão de São Francisco reúne cerca de 5 mil fiéis na Frei Serafim

Para que a procissão ocorresse, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) interditou por cerca de uma hora a Avenida Frei Serafim, na pista de sentido zona leste - centro.

04/10/2016 18:07

Uma multidão de fiéis participou de uma procissão pelo Dia de São Francisco de Assis, realizada no final da tarde desta terça-feira (4), na Avenida Frei Serafim.

O cortejo em homenagem ao santo italiano iniciou em frente ao Centro Pastoral Paulo VI, encerrando no adro da Igreja São Benedito. No percurso, de 1,5 km, os fiéis pararam por alguns minutos em frente ao Hospital Getúlio Vargas (HGV) e fizeram orações pelos enfermos e pelos trabalhadores de saúde que atuam na unidade.

Para que a procissão ocorresse, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) interditou por cerca de uma hora a Avenida Frei Serafim, na pista de sentido zona leste - centro, por onde os católicos passaram.

O padre Daniel Rodrigues, reitor do Seminário Propedêutico que fica no bairro Angelim, afirma que São Francisco de Assis simboliza a simplicidade, que deve servir de exemplo para todos os católicos. "São Francisco representa a paz, a simplicidade, a humildade da Igreja, que deve se voltar para os pobres. Além disso, ele também é o patrono da ecologia, da natureza", ressalta.

O clérigo também explica por que os nordestinos admiram tanto o santo. "O Nordeste foi muito evangelizado pelos franciscanos, e eles espalharam a devoção a São Francisco por toda a região, especialmente os frades capuchinhos e os frades menores, que percorreram o Nordeste em missões. Além disso, a própria história de São Francisco desperta muita admiração, não só dos católicos, mas também de pessoas que têm outros credos", destaca o padre Daniel Rodrigues.

Fiéis percorreram 1,5 km na procissão em homenagem a São Francisco de Assis (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

  

Por: Cícero Portela
Mais sobre: