Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Agentes penitenciários abortam tentativa de fuga no Presídio de Floriano

Detentos teriam tentado fugir fazendo um buraco na parede de umas das celas. Uma corda feita de panos e lençóis teria sido usada na tentativa de fuga.

03/12/2017 14:47

Os agentes penitenciários do Presídio Gonçalo de Castro Lima, em Floriano, abortaram uma tentativa de fuga na tarde deste sábado (02), durante uma vistoria nas celas da unidade prisional. Segundo informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), os detentos teriam feito um buraco na parede de uma das celas para tentar fugir. Durante a vistoria ao pavilhão, os agentes encontraram ainda uma “Teresa”, espécie de corda feita com panos e lençóis, que seria utilizada na fuga.

De acordo com o presidente do Sinpoljuspi, José Roberto, o buraco foi encontrado no pavilhão A, que abriga atualmente cerca de 90 presos, durante uma vistoria de rotina. Ao fazer a contagem dos presos, os agentes penitenciários teriam notado uma movimentação estranha no local e acionado a Força Tática de Floriano para auxiliar na entrada ao pavilhão. No local, estão detidos presos que cumprem pena pelos mais diversos tipos de crime, entre eles, assaltos, estupros e homicídios. 

Buraco foi encontrado em uma das celas. (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)

Para o presidente do Sinpoljuspi, a estrutura do presídio facilita esse tipo de fuga, uma vez que as paredes da unidade são feitas com tijolos comuns. “Ao contrário da Casa de Custódia, em que muitas vezes os presos cavam buracos para passar por baixo da estrutura de concreto, no presídio de Floriano, a estrutura é da década de 70, feita com tijolos comuns. A penitenciária antes era um depósito do Exército que foi transformado em um presídio, então até com colheres de plástico, eles conseguem cavar um buraco na parede”, relata. Segundo ele, os detentos planejavam empreender fuga no período da noite.

Em nota, a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) informou que tão logo recebeu a informação sobre a tentativa de fuga dos presos, enviou reforços do Comando de Operações Prisionais (COP) e de militares da Força Tática do 3° Batalhão da Polícia Militar para o local. Segundo o órgão, a gerência da Penitenciária de Floriano está adotando medidas disciplinares e um procedimento administrativo será aberto para investigar o ocorrido.

Veja a nota da Sejus na íntegra:

Uma tentativa de fuga foi abortada, por volta das 15h desse sábado (2), na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, em Floriano.

A gerência da unidade recebeu informações da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe), de que detentos tentariam fugir.

Devido à informação, reforço do Comando de Operações Prisionais (COP) e militares da Força Tática do 3° Batalhão da Polícia Militar foram chamados para evitarem fuga de presos.

As equipes de segurança vistoriaram pavilhões e encontraram um buraco em uma das celas. Uma "teresa" (corda feita de panos e lençóis) foi encontrada.

A gerência da Penitenciária de Floriano está adotando medidas disciplinares e um procedimento administrativo será aberto para investigar o ocorrido.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: