Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Curso da Polícia de Miami vai melhorar investigações no PI, diz Fábio Abreu

Profissionais do Departamento de Homicídios da Polícia de Miami ensinaram a policiais do Piauí técnicas modernas de enfrentamento a este tipo de crime.

29/09/2017 13:29

O secretário de Segurança Pública do Piauí, capitão Fábio Abreu, afirmou nesta sexta-feira (29) que as investigações de crimes de homicídio no estado devem ser agilizadas a partir da aplicação do protocolo adotado pela Polícia Civil de Miami.

Diversos policiais e delegados da Polícia Civil participaram de um curso intensivo ministrado por instrutores norte-americanos, da Polícia Civil de Miami. Alguns policiais militares também participaram do curso, que teve início na última segunda-feira (25), e foi promovido por meio de uma parceria da Secretaria Estadual de Segurança Pública com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Profissionais da Polícia Civil de Miami foram homenageados pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (Foto: Moura Alves / O DIA)

Para Fábio Abreu, além da incorporação de conhecimento por parte da Polícia Civil do Piauí, o curso permitiu um intercâmbio de conhecimentos, uma vez que, segundo o secretário, algumas das boas práticas adotadas no estado também devem ser aproveitadas pelos policiais norte-americanos.

A delegada Eugênia Villa, diretora de Gestão Interna da SSP, considera que o curso foi extremamente importante para aperfeiçoar o trabalho de investigação dos homicídios, mas também para intensificar o enfrentamento e a prevenção deste tipo de crime.

Delegada Eugênia Villa ressaltou importância da presença de mulheres nas Polícias (Foto: Moura Alves / O DIA)

O secretário de Segurança Pública, capitão Fábio Abreu, concede entrevista à imprensa na solenidade de encerramento do curso ministrado por profissionais da Polícia Civil de Miami (Foto: Moura Alves / O DIA)

"Eu pude participar de alguns treinamentos, e acredito que o mais enriquecedor foi a assimilação do modo de agir da Polícia norte-americana. As tecnologias que eles têm, sobretudo na questão das políticas de segurança. É preciso a gente avaliar nossas ações, nossas práticas, para que a gente possa avançar. Então, eu vi aqui várias metodologias que a gente pode, sim, copiar", afirmou a gestora.

Eugênia Villa acrescenta que os ensinamentos da Polícia de Miami serão incorporados ao Plano Estadual de Segurança Pública, que deve ser lançado em dezembro deste ano, e contará com diretrizes que deverão ser aplicadas durante os próximos dez anos.

A elaboração do Plano de Segurança está sendo feita em conjunto por gestores da SSP, da Secretaria de Planejamento, da Superintendência de Relações Institucionais e Sociais e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

"Os métodos que eles nos repassaram são muito parecidos com os nossos. Isso mostra que estamos no caminho certo, mas alguns pontos podem ser melhorados", concluiu Fábio Abreu. 

Por: Cícero Portela
Mais sobre: