Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Depre apreende pé de maconha e estufa em casa na zona leste

Estudante flagrado com a planta de maconha não foi indiciado por tráfico, pois havia uma pequena quantidade da droga em seu poder.

22/05/2017 13:54

A Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) efetuou, na manhã desta segunda-feira (22), a apreensão de um pé de maconha numa residência de classe média localizada no bairro São Cristóvão, zona leste de Teresina.

Um jovem de 26 anos, estudante de Direito, era o responsável pela plantação da maconha, e a Polícia acredita que ele produzia a droga para consumo próprio e para distribuir entre amigos.

"A residência desse estudante é frequentada por muita gente, e nós tomamos conhecimento de que às vezes eles fumam até mesmo na porta da casa", informou o delegado Tales Moura, da Depre.

Como a quantidade de droga apreendida foi pequena, o jovem não foi indiciado por tráfico, mas apenas enquadrado no artigo 28 da Lei de Drogas, que dispõe as penas para pessoas flagradas com droga para consumo próprio.

"Ele tinha um relógio com time para ligar os ventiladores da estufa na hora correta. Tinha um termômetro, uma lâmpada forte que ele colocava dentro da estufa para conseguir o calor necessário para a planta se desenvolver, e tinha até um fertilizante especial, que deixa a droga mais potente. Mas como ele foi flagrado com uma pequena quantidade, para consumo pessoal, foi enquadrado no artigo 28, que estabelece as penas para usuários", afirma o delegado.

Após assinar um termo circunstanciado de ocorrência (TCO), o jovem foi liberado, e em breve será chamado a comparecer ao Juizado Especial.

As penas previstas no artigo 28 da Lei de Drogas são: advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade ou medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: