Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia Civil abre inquérito para investigar ameaça de massacre em escolas do Piauí

Investigação está sendo conduzida pela Delegacia de Crimes Virtuais. Seduc orientou todas as escolas da rede estadual a registrarem BO.

10/04/2023 12:03

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a ameaça de massacre em escolas do Piauí que foi divulgado em imagens pelas redes sociais na manhã desta segunda-feira (10). O inquérito está sendo conduzido pela Delegacia de Crimes Virtuais após acionamento pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). 

A Educação orientou que todas as escolas que compõem a rede estadual pública de ensino procurem as delegacias de suas regiões para registrar Boletim de Ocorrência. O policiamento no entorno das unidades de ensino também foi reforçado com a Companhia Independente de Policiamento Escolar fazendo rondas. A Seduc informou que está realizando palestras com orientações para professores e estudantes e que não há orientação para suspensão de aulas.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Por meio de nota, a Secretaria informou que convocou 54 novos psicólogos e assistentes sociais para compor as equipes multiprofissionais que estão atuando na prevenção da violência e na questão relacionadas às competências socioemocionais nas escolas. Durante toda esta semana, as escolas da rede estadual de ensino estão trabalhando o tema de Bullying e violência junto ao alunado e corpo de professores.

Já a Secretaria Municipal de Educação (Semec) disse que acionou a Guarda Municipal de Teresina e que está aguardando uma posição da Secretaria de Justiça a respeito do assunto. O secretário Nouga Cardoso aponta que "esses prints estão circulando em outras capitais brasileiras" e que devido ao fato de pais, diretores e estudantes estarem "vivendo uma instabilidade emocional" por conta do que ocorreu em Blumenau, é comum que estejam preocupados. "O que podemos fazer neste momento é solicitar que as forças de segurança tomem providências e veja de onde vêm essas ameaças", acrescentou Nouga Cardoso. 

Vale lembrar que, na semana passada, o Piauí passou a contar com um Grupo de Trabalho para articulação de uma rede de proteção a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e também com um plano para fomentar a cultura de paz nas escolas. Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Nacional criou um canal exclusivo para recebimento de informações de casos suspeitos de ataques a instituições de ensino.

As denúncias são recebidas por meio de formulário no site do Ministério da Justiça e todos os conteúdos são mantidos sob sigilo.

Fonte: Com informações da Seduc
Mais sobre: