Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia cumpre novos mandados de busca e de prisão na Operação Veritas

Os pedidos dos mandados foram feitos após as novas informações recebidas por meio das primeiras prisões.

15/03/2016 08:09

Mais um policial foi preso acusado de envolvimento em fraudes a concursos públicos no Piauí e Maranhão, principalmente no certame do Tribunal de Justiça. José Clodomar de Saboia Junior teve o mandado de prisão decretado ontem e o cumprimento foi dado nesta terça-feira (15). Na primeira fase da Operação Veritas, foi preso o policial Pedro Paulo Silva de Azevedo.

Outro mandado foi expedido contra o servidor do TJ do Maranhão, Joselito Batista Alves, que ainda está foragido. Mais quatro pessoas com mandado de prisão decretado também não foram presas. São elas: Maria de Fátima Rodrigues de Oliveira, Márcio de Araújo Pereira, Alex Fabiano Franco Felipe e Atomir Araújo Lima Filho.


Após colher alguns depoimentos, a polícia pediu a conversão de 10 mandados de prisão temporária - que dura cinco dias prorrogáveis por mais cinco - em prisão preventiva, que não tem prazo definido.

Estão nessa condição: Cristian Alcântara Santiago, Francisco Carlos Alcântara Santiago, Gabriel Alves Costa Pereira, Josué Brito Modesto, Sávio de Castro Leite, José Vilomar Nunes Pereira, Francisco das Chagas Alves, Francisco das Chagas, Layson da Silva Rocha, Marlene Castro de Sousa e Dândara Dias Braga. Quase todos eles têm envolvimento direto no planejamento e execução das fraudes.

Pela manhã, um abaixo assinado com mais de 1.700 adesões pedindo a anulação do concurso no Piauí foi entregue no Tribunal de Justiça. Os candidatos alegam que a lisura do processo foi prejudicada.

Atualizada às 11h17

A Polícia Civil através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) cumpre novos mandados de busca e de prisões na manhã desta terça-feira (15). A Operação Veritas foi deflagrada na última quinta-feira (10) e prendeu 28 pessoas que comandavam o esquema de fraude aos concursos no Piauí e Maranhão.

Nesta nova fase, serão cumpridos três mandados de busca e quatro de prisão. “Além dos mandados de busca, vamos cumprir alguns de prisão para podermos finalizar o inquérito. Essas novas prisões serão feitas por conta de novas informações que conseguimos após os depoimentos dos primeiros presos”, disse Fábio Abreu, Secretário de Segurança Pública.

Uma das quatro prisões é no estado do Maranhão. "Este tem participação direta com o esquema, era quem passava as informações da prova. Todos que comandavam a operação, que tinham participação direta no esquema, já foram identificados. O trabalho de investigação continua para sabermos se há mais nomes envolvidos", completou Fábio Abreu.


Leia também: Polícia revela nomes e mostra como funciona esquema em fraude a concursos

                        Contadora acusa Operação Veritas de constrangimento em condução coercitiva

                        Polícia investiga participação de servidores em fraudes de concursos 


O inquérito sobre a quadrilha deve ser concluído até esta quinta-feira (17), mas o Secretário informou que, se houver necessidade, o prazo pode ser estendido. Pelo menos 50 pessoas foram identificadas e possuem envolvimento com o esquema.

O esquema descoberto pelo Greco mostra que oito integrantes são os organizadores da fraude. Parte da quadrilha fazia as provas e a outra era responsável por repassar os gabaritos aos candidatos que tivessem comprado.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: