Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presa dupla que fazia túnel para ter acesso à Penitenciária Irmão Guido

Escavação estava sendo feita de fora para dentro, e suspeitos teriam sido contratados pelo filho de um detento da unidade penal.

22/01/2017 09:12

Dois homens foram presos pela Força Tática da Polícia Militar do Piauí neste sábado (21) suspeitos de estarem construindo um túnel que daria acesso à Penitenciária Regional Irmão Guido, zona sul de Teresina.

Identificados como Cícero Francisco Cavalcante e Josimário de Lima, os suspeitos seriam de Guaranhuns (PE) e teriam sido contratados pelo filho de um detento da unidade penal, com o objetivo de permitir sua fuga.

A Sejus informou que o objetivo era resgatar Wagner Alexandre Almeida Aragão, natural do mesmo município pernambucano.

Segundo o diretor jurídico do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, a dupla teria começado a fazer o túnel há cerca de três dias, próximo ao muro de uma das laterais da penitenciária. Quando foi descoberta, na noite de sábado, a galeria já tinha três metros de comprimento, com um metro de largura, e estava a 1,80 metro da superfície do solo.

Vilobaldo afirma que o túnel poderia ter possibilitado uma fuga em massa de presos do pavilhão B, caso não tivesse sido descoberto a tempo. "Eles estavam cavando do pé do muro externo para dentro da unidade. Então, eles já estavam na área interna, indo em direção ao pavilhão B, onde há 96 detentos que poderiam acabar fugindo. Eu acredito que com mais uns três dias de escavação eles teriam conseguido alcançar o objetivo", explica.

O diretor do Sinpoljuspi ressalta que o túnel foi descoberto graças à ação de policiais da Força Tática da Companhia do Promorar, embora o monitoramento das imediações das unidades penais seja uma atribuição da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (Dipe) da Secretaria de Justiça (Sejus).

Com os suspeitos, os policiais militares encontraram um mapa improvisado da penitenciária, além das ferramentas que eram usadas para fazer o túnel.

 

"Os policiais detiveram esses dois suspeitos e eles confessaram que estavam fazendo esse túnel. Levaram os policiais até o local e disseram que eram trazidos toda noite por uma pessoa, por volta das 20 horas, e ficavam escavando até durante a madrugada", acrescenta Vilobaldo.

O Sinpoljuspi ressalta que os muros da Penitenciária Irmão Guido não possuem qualquer tipo de reforço subterrâneo que dificulte a escavação de túneis, problema que se repete em diversas unidades penais do estado.

"É aquela questão que a gente sempre fala, da estrutura ruim no nosso sistema prisional. Além disso, temos uma deficiência gritante de pessoal. Então, esses criminosos se aproveitam da situação de fragilidade do sistema para fazer esse tipo de ação", ressalta o diretor do Sinpoljuspi.

Atualmente, a Penitenciária Irmão Guido possui em torno de 500 detentos, embora sua capacidade seja de pouco mais de 300 vagas. E apenas seis agentes penitenciários atuam na unidade por plantão.

 

Sejus diz que Dipe também atuou para abortar plano de fuga

Embora o Sinpoljuspi afirme que os dois suspeitos só foram capturados graças à ação da Polícia Militar, a Secretaria de Justiça do Estado divulgou uma nota na manhã deste domingo (22) informando que o plano de fuga foi abortado graças à ação conjunta da Força Tática, da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (Dipe), da Gerência da Penitenciária Irmão Guido e do Batalhão de Polícia de Rondas Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRone).

A secretaria informou, ainda, que os suspeitos foram encaminhados para o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco).


Leia a íntegra da nota divulgada pela Sejus:

Dois homens, identificados como Cícero Francisco Cavalcante e Josimário de Lima, foram presos pela Força Tática da Polícia Militar do Promorar e pela Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe) cavando um túnel na parte de fora do presídio para ter acesso a um dos pavilhões.

De acordo com a Dipe, a intenção dos dois homens era resgatar Wagner Alexandre Almeida Aragão, preso do sistema prisional de Garanhuns-Pernambuco. Josemario e Cícero, que também são de Pernambuco, estão presos na Greco, onde está sendo conduzida investigação sobre o caso.

A tentativa de fuga foi abortada com o apoio da Força Tática, Dipe, Gerência da Penitenciária Irmão Guido e Rone. A Secretaria de Justiça está abrindo sindicância para apurar o caso.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: