Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após derrota na Câmara, Firmino exonera James Guerra e Ricardo Monteiro

Ao agradecer o trabalho de ambos, Firmino Filho deixou claro que as exonerações ocorrem por motivação política. Eram indicados do PMDB.

20/11/2017 12:35

O prefeito Firmino Filho (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (20) a exoneração do ex-delegado geral James Guerra e de Ricardo do Rêgo Monteiro, que comandavam, respectivamente, a Fundação Wall Ferraz (FWF) e a Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR).

No lugar deles assumem Samara Cristina Pereira (na FWF) e Francisco Duarte Barbosa (na SDR).

O prefeito Firmino Filho reuniu vereadores e secretários na manhã desta segunda-feira, no Palácio da Cidade (Foto: Semcom)

A medida é uma retaliação do tucano ao PMDB, pela derrota que sofreu na última quinta-feira (16), na Câmara Municipal, quando a mesa diretora para o biênio 2019-2020 foi eleita por maioria de votos.

Ao agradecer o trabalho desempenhado por James Guerra e por Ricardo Monteiro, Firmino deixou claro que a exoneração de ambos ocorre por motivação política. “Agradecemos o empenho e o trabalho realizado tanto pelo James quanto pelo Ricardo, que contribuíram com a nossa gestão e com a cidade de Teresina. Ambos saem por questões de natureza política”, pontuou o prefeito.

Tanto James Guerra quanto Ricardo Monteiro eram indicados do PMDB.

Embora a Presidência da Câmara tenha permanecido com o vereador Jeová Alencar (PSDB), que é do mesmo partido de Firmino, a eleição foi antecipada contra a vontade do prefeito, que, conforme especulações divulgadas nos últimos dias, teria a intenção de apoiar o nome do vereador licenciado Evandro Hidd (PDT) para presidir o Legislativo municipal a partir de 2019.

Firmino decidiu cortar a cabeça de dois indicados do PMDB porque o partido teria sido um dos fiadores da manobra que resultou na contundente derrota do tucano na Câmara.

Especula-se, inclusive, que o deputado estadual Themístocles Filho (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa, estaria por trás do acordo que culminou com a reeleição de Jeová Alencar.


Notícia relacionada:

Jeová é reeleito presidente da Câmara e Firmino fará reforma administrativa 


Na terça-feira, quando os vereadores aprovaram a antecipação do pleito, Firmino, que estava na Espanha, orientou os vereadores de sua base aliada a faltarem à sessão de quinta-feira, de maneira a inviabilizar a eleição da mesa diretora, por insuficiência de quórum.

Mas apenas 12 parlamentares da base aliada obedeceram a determinação do prefeito, e a eleição para a mesa diretora transcorreu normalmente, com a presença de 17 vereadores.

Antes desse episódio, Firmino contava com uma ampla base de apoio, totalizando 25 vereadores. Como 13 deles ignoraram a vontade de Firmino, incluindo Jeová, é possível que mais parlamentares sejam alvos de retaliações.

Os 12 vereadores da base que seguiram a recomendação do prefeito foram: Graça Amorim (PMB), que é a líder do prefeito, Edson Melo (PSDB), Inácio Carvalho (PP), Joninha (PSDB), Luiz Lobão (PMDB), Marcos Monteiro (PRTB), Neto do Angelim (PSDC), Nilson Cavalcante (PTdoB), Pedro Fernandes (PRP), R. Silva (PP), Teresinha Medeiros (PSL) e Valdemir Virgino (PRP).

Além dos quatro declaradamente opositores - Edilberto Borges Dudu (PT), Deolindo Moura (PT), Caio Bucar (PSD) e Cida Santiago (PHS) -, os 13 parlamentares da base que contrariaram a vontade de Firmino e compareceram à sessão de quinta-feira foram: Ítalo Barros (PTC), Dr. Lázaro (PPS), Enzo Samuel (PC do B), Fábio Dourado (PEN), Gustavo de Carvalho (PEN), Gustavo Gaioso (PTC), Jeová Alencar (PSDB), Joaquim do Arroz (PRP), José Nito (PMDB), Luís André (PSL), Major Paulo Roberto (SD), Teresa Britto (PV) e Venâncio (PP).

Reunião de emergência

O anúncio das exonerações foi feito na manhã desta segunda-feira, durante reunião no Palácio da Cidade, convocada por Firmino em caráter emergencial. 

Estiveram presentes os 12 vereadores que permaneceram leais ao prefeito, além do secretário de Governo, Charles da Silveira, e de vereadores licenciados que estão à frente de órgãos na gestão tucana - Aluísio Sampaio (PP), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec); Evandro Hidd (PDT), da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) da zona Sudeste; Levino de Jesus (PRB), da Empresa Teresinense de Serviços Urbanos (Eturb); e Samuel Silveira (PSDB), da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Por: Cícero Portela e Ithyara Borges
Mais sobre: