Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

AVEP quer descentralizar e capacitar vereadores do Piauí

Para atrair as demais Câmaras, a AVEP criará estratégias, especialmente na modernização das Câmaras

21/12/2020 11:31

A Associação dos Vereadores do Estado do Piauí (AVEP) traz como propostas para a nova gestão da entidade a união e diálogo os vereadores dos 224 municípios. O vereador eleito José Cardoso (PSD) da cidade de São Miguel do Tapuio, candidato único da eleição da AVEP, enfatiza o fortalecimento dos parlamentares neste momento.

“Nós temos que unir os vereadores e as Câmaras, de Norte a Sul do Estado, pois hoje temos apenas 50 Câmaras filiadas em um universo de 224. Vamos fazer um trabalho de modernização, aproximar as Câmaras, informatizando, trabalhando com projetos e assessorando os vereadores em suas gestões no legislativo”, conta.

Vereador eleito José Cardoso (PSD) da cidade de São Miguel do Tapuio (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

José Cardoso enfatiza que a AVEP é a entidade com o maior número de membros políticos e que deve crescer ainda mais com as parcerias da iniciativa privada, que trazem benefícios aos vereadores. Ele comenta que a Câmara irá trabalhar com projeto de capacitação no processo legislativo e que isso só é possível por meio da integração das Casas, especialmente para os parlamentares que irão exercer seus primeiros mandatos.

“A Câmara hoje está um pouco ausente das decisões e debates políticos e a AVEP tem que se fazer presente, participando desse debate e do desenvolvimento do Piauí. O Piauí é muito grande em extensão e vamos trabalhar para criar as regionais, pois todas as Câmaras são importantes. Por isso, vamos descentralizar a administração da AVEP, criando os núcleos e polos de capacitação dos novos vereadores na elaboração de projetos, trabalhando com banco de dados, onde o vereador vai pegar esse projeto e adequar à sua realidade”, explica José Cardoso.

Para atrair as demais Câmaras a fazer parte da AVEP, o vereador e candidato único da instituição argumenta que serão criadas estratégias, especialmente na modernização das Câmaras, de forma que os parlamentares se filiem e fortaleçam a Associação.

A eleição para a Associação dos Vereadores do Estado do Piauí acontece no dia 04 de janeiro de 2021, em oito das 14 regiões, sendo elas: Bom Jesus; Corrente; Floriano; Parnaíba; Picos; São Raimundo Nonato; Teresina e Uruçuí.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: