Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Câmara antecipa em mais de um ano eleição para a Mesa

Votação ocorrerá na sessão desta quinta-feira (16). Dos 29 vereadores, apenas três foram contrários à antecipação.

15/11/2017 07:56

Os vereadores de Teresina decidiram antecipar em mais de um ano a eleição que vai definir a mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2019-2020. O pleito deveria ocorrer em dezembro de 2018, mas foi antecipado para a próxima quinta-feira, dia 16 de novembro. A mudança foi proposta por meio de um requerimento assinado por 22 vereadores, que já foi votado e aprovado na sessão desta terça-feira (14).

Dos 29 parlamentares da Casa, 23 votaram a favor da antecipação. Apenas três posicionaram-se contra - Graça Amorim (PMB), Edson Melo (PSDB) e R. Silva (PP). Outros três não estavam presentes na sessão. Em agosto deste ano, os vereadores fizeram uma alteração na Lei Orgânica do Município, para permitir que integrantes da mesa diretora sejam reeleitos ao mesmo cargo no segundo biênio da legislatura vigente, o que estava vedado no texto anterior. O Regimento Interno da Casa também foi alterado, com a adaptação necessária para esta mudança, que beneficia diretamente o atual presidente, Jeová Alencar (PSDB).

Após mudanças na Lei Orgânica, Câmara irá permitir a reeleição do presidente (Foto: Moura Alves/O Dia)

Graça Amorim, que é líder do prefeito na Câmara, disse que foi "pega de surpresa", e ressaltou que, em geral, proposições desse tipo são discutidas previamente entre todos os vereadores da casa, o que não ocorreu desta vez. "A antecipação eu sei que existiria, mas eu votei contra o requerimento porque ele já marca a votação para esta quinta-feira, e eu não havia tomado conhecimento da situação", afirmou Graça Amorim.

Esta semana, especulou-se que o vereador licenciado Evandro Hidd (PDT) retornaria à Câmara para se candidatar à Presidência, enfrentando o atual presidente da Casa, vereador Jeová Alencar (PSDB). Esta informação, contudo, foi negada de forma veemente por Hidd, que é superintendente de Desenvolvimento Urbano da zona sudeste. Ele garantiu não ter qualquer pretensão de deixar a pasta, tampouco de disputar o comando do Legislativo municipal. "Estou muito bem na SDU Sudeste. Nunca foi tratado nada sobre meu retorno para a Câmara, muito menos para concorrer à Presidência da Casa. São informações que estão sendo plantadas e nenhuma procede", afirmou Evandro Hidd, em entrevista ao portal O DIA.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: