Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jeová é reeleito presidente da Câmara e Firmino fará reforma administrativa

Eleição da nova mesa diretora foi antecipada em mais de um ano, e ocorreu contra a vontade de Firmino Filho, que está na Espanha.

16/11/2017 09:27

A Câmara Municipal de Teresina elegeu, na sessão desta quinta-feira (16), a mesa diretora da Casa para o biênio 2019-2020. Na última terça, os vereadores aprovaram, por 23 votos a 3, a antecipação do processo, que deveria ocorrer apenas em dezembro de 2018.

Como era previsto, apenas uma chapa foi lançada, e o atual presidente Jeová Alencar (PSDB) foi reeleito. 

O presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar (Foto: Marcela Pachêco / O DIA)

O major Paulo Roberto (SD) foi escolhido 1º vice-presidente, e José Nito (PMDB), que é aliado do deputado Themístocles Filho (PMDB) será o 2º vice-presidente.

Os demais cargos da mesa serão ocupados por: Fábio Dourado (PEN), como 1º secretário; Cida Santiago (PHS), 2ª secretária; Enzo Samuel (PCdoB), corregedor; e Edilberto Borges Dudu (PT), ouvidor.

Reeleição de tucano é derrota de Firmino

A antecipação do pleito que escolheu a próxima mesa diretora ocorreu contra a vontade do prefeito Firmino Filho (PSDB), que está em viagem a Barcelona e, segundo fontes d'O DIA, ainda tentou sabotar a votação.

O tucano recomendou aos vereadores de sua base que não fossem à sessão desta quinta-feira.

A manobra quase deu certo, tendo em vista que apenas 17 vereadores compareceram à sessão - o quórum mínimo para que a eleição da mesa diretora ocorresse era de 15 vereadores. 

Como o presidente não vota, a mesa foi eleita com 16 votos favoráveis e nenhum contrário.

Especula-se que Jeová tenha articulado com os colegas vereadores para antecipar a eleição da mesa diretora depois de ter tomado conhecimento de uma movimentação do Palácio da Cidade no sentido de apoiar outro nome para a Presidência do Legislativo municipal, no biênio 2019-2020.

O nome seria o do vereador licenciado Evandro Hidd (PDT), que atualmente comanda a Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona sudeste. Na última terça-feira, porém, ele assegurou que não tinha a intenção de disputar a Presidência da Casa.

Apenas 17 vereadores compareceram a sessão que elegeu nova mesa diretora para biênio que inicia apenas em janeiro de 2019 (Foto: Moura Alves / O DIA)

Charles da Silveira anuncia que Firmino promoverá reforma administrativa

Menos de duas horas após a Câmara eleger a mesa diretora para o biênio 2019-2020, o secretário municipal de Governo, Charles da Silveira, anunciou que o prefeito Firmino Filho pretende promover uma reforma administrativa na Prefeitura de Teresina assim que retornar da viagem à Europa.

Embora o secretário não admita, a reforma deve ser feita por Firmino para retaliar os vereadores que foram à votação contra a sua vontade.

Apenas 12 vereadores atenderam a recomendação do prefeito e não foram à sessão desta quinta-feira: Graça Amorim (PMB), que é a líder do prefeito, Edson Melo (PSDB), Inácio Carvalho (PP), Joninha (PSDB), Luiz Lobão (PMDB), Marcos Monteiro (PRTB), Neto do Angelim (PSDC), Nilson Cavalcante (PTdoB), Pedro Fernandes (PRP), R. Silva (PP), Teresinha Medeiros (PSL) e Valdemir Virgino (PRP).

Dos 29 vereadores, 12 não compareceram a sessão; ausência teria sido recomendada pelo próprio prefeito Firmino Filho, que queria inviabilizar votação (Foto: Moura Alves / O DIA)

Por: Cícero Portela e Ithyara Borges
Mais sobre: