Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em meio à polêmica, Câmara elege nova mesa diretora nesta quinta (16)

Votação ocorrerá na sessão desta quinta-feira. Dos 29 vereadores, apenas três foram contrários à antecipação

16/11/2017 08:43

Após a aprovação, por maioria, do requerimento que propôs antecipar a votação para a nova mesa diretora da Câmara Municipal, os vereadores da base receberam a orientação do prefeito Firmino Filho (PSDB) para não comparecerem à sessão desta quinta-feira (16). A intenção é que a eleição, mesmo que antecipada, só ocorra na presença de Firmino, que está em Barcelona e só retorna a Capital na próxima segunda-feira (20).

De acordo com o vereador Joninha (PSDB), Jeová Alencar (PSDB) não teria motivos para promover uma votação “às pressas”, já que ele seria candidato natural à reeleição. A eleição para nova mesa diretora só estava prevista para acontecer em dezembro de 2018, mas a antecipação foi proposta por meio de um requerimento assinado por 22 vereadores.


Jeová Alencar quer ser reeleito na votação de hoje, que foi antecipada em mais de um ano. Foto: Assis Fernandes/ODIA

“O presidente pode até ser o Jeová, mas o prefeito não quer que passe na ausência dele. Isso é uma afronta. Ele [Jeová] é aliado do prefeito, só que ele quis aproveitar o momento em que o prefeito não se encontra. Não tem nada que impeça dele ser reeleito. Nada. Mas com essa situação aí [...] o prefeito achou melhor a gente conversar e deixar essa eleição para acontecer na hora certa, com a presença dele aqui em Teresina. O prefeito prefere que não seja feita essa votação. O Jeová era candidato natural da base, mas ele colocou os pés pelas mãos”, declarou o vereador ao O DIA.

Duas sessões devem acontecer hoje na Câmara: uma para votação dos projetos e outra para eleição, conforme aprovado em requerimento. Mas, segundo o vereador Joninha, a estratégia é que aqueles que fazem parte da base não compareçam a segunda sessão. “Vamos tentar adiar essa votação, faltando à sessão da votação. Aquelas pessoas que ouvem o prefeito, que são aliados do prefeito, não ficarão para a sessão da eleição, que não é necessária”, explicou.

A reportagem do Jornal O DIA tentou contato com o vereador Jeová Alencar, mas as ligações não foram atendidas. O prefeito Firmino Filho também foi procurado para comentar a proposta de eleição, mas ele não respondeu as mensagens enviadas.

Por: Ithyara Borges - Jornal O Dia
Mais sobre: