Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fábio Abreu só quer disputar em 2020 se não continuar secretário, diz Xavier

Presidente do PR diz que deputado federal reeleito já confidenciou que, se for nomeado novamente para a SSP pelo governador Wellington Dias (PT), prefere permanecer na pasta a disputar o pleito.

20/12/2018 12:39

O deputado reeleito Fábio Xavier, presidente do PR no Piauí, afirmou nesta quinta-feira (20) que o capitão Fábio Abreu (PR), deputado federal reeleito e seu correligionário, teria confidenciado que não pretende trabalhar sua pré-candidatura à Prefeitura de Teresina em 2020 caso permaneça no comando da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí na nova gestão do governador Wellington Dias (PT).

Xavier reconhece que segue forte dentro do PR a ideia de lançar Fábio Abreu como candidato à PMT daqui a dois anos, mas ressaltou que a decisão final cabe ao capitão da reserva da Polícia Militar do Piauí.

O deputado estadual Fábio Xavier, presidente do PR no Piauí (Foto: Assis Fernandes / O DIA)

"Eu certamente vou trabalhar para que o partido tenha um candidato. E tenho dito pra todo mundo que minha preferência é pelo Fábio [Abreu]. Mas há um conjunto de fatos que ainda vão acontecer. A gente não sabe ainda como é que vai ficar a formação do governo, se o Fábio vai ficar como secretário ou se vai ficar como deputado. Caso ele fique como secretário, é um sinal de que sua candidatura a prefeito será pouco provável, porque eu acredito que o Fábio, sendo secretário, ficará até o final do mandato. É o que ele tem me dito em conversas informais. Agora, mesmo ele assumindo a secretaria, eu trabalharei para que ele seja [candidato a prefeito], embora ele não queira", afirma Xavier.

O deputado estadual opina que o PR está credenciado para disputar o comando do Poder Executivo de Teresina porque foi uma das siglas que mais se fortaleceu nas eleições de 2018, tendo mantido um parlamentar na Câmara Federal e aumentado sua bancada na Assembleia Legislativa do Piauí - a quarta maior, atrás apenas do MDB (6 deputados), PT (5) e PP (5).

"Todos viram o crescimento vigoroso que o PR teve nas eleições de 2018. Nós saltamos de um deputado estadual para três, e elegemos um deputado federal com uma das maiores votações no estado do Piauí. Então, foi um salto bastante positivo, além de termos conseguido reeleger o nosso governador Wellington Dias, o senador Ciro Nogueira e o senador Marcelo. Todos os partidos da base tiveram um bom desempenho, mas sobretudo o PR", conclui Xavier.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: