Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Firmino diz que conversa com Themístocles Filho "œnão foi sincera"

O prefeito argumentou afirmando que tinha fotos de reuniões e que o vereador Zé Nito (PMDB) estava pleiteando a vaga de 2º vice-presidente na chapa de Jeová Alencar (PSDB).

24/11/2017 10:29

Passado uma semana da polêmica eleição para nova mesa diretora da Câmara, o prefeito Firmino Filho (PSDB) declarou que procurou o deputado Themístocles Filho às vésperas da votação para saber sobre a participação do PMDB no processo. Na ocasião, o presidente da Assembleia teria garantido que não influenciou seus vereadores, o que para Firmino “não foi sincero”.

O prefeito argumentou afirmando que tinha fotos de reuniões e que o vereador Zé Nito (PMDB) estava pleiteando a vaga de 2º vice-presidente na chapa de Jeová Alencar (PSDB). “Disse que tinha informações e fotos da participação dele [Themístocles] e perguntei por que o vereador Zé Nito estava participando desse processo, e ele respondeu que o Zé Nito era independente. Aí vi claramente que a conversa dele não era sincera. Todo mundo sabe que o vereador Zé Nito é uma ‘alma gêmea’ do presidente. Depois desse momento a conversa perdeu o fórum de sinceridade”, disse.


O prefeito da cidade, Firmino Filho e outras autoridades politicas se reuniram nesta manhã para a entrega de cinco ambulâncias nova do Samu. Foto: Divulgação/Ascom

Firmino Filho ressaltou que as consequências – as exonerações dos indicados do PMDB – foi por conta da “atitude desleal” do partido. “Não tem mais coligação. Do ponto de vista pessoal, eu não tenha nada contra ele [Themístocles Filho]. Acho que foi algo absolutamente desnecessária e estranhei mais ainda o descontrole, o destempero do presidente essa semana”, pontuou.

O prefeito falou ainda das conversas, após o episódio, com o presidente reeleito Jeová Alencar e com o governador Wellington Dias (PT). Sobre Jeová, Firmino Filho disse que não entendeu a antecipação da votação, já que ele “sempre foi seu candidato”.  “Foi uma conversa entre duas autoridades [Firmino e Jeová] que tem a obrigação de se respeitar. e com o governador, falamos pouco de política. Ele apenas garantiu que não compactuava com esse tipo de comportamento”, assegurou. 

Candidatura

A declaração de Firmino Filho de que aumentou as probabilidades de ele sair como candidato ao governo após o desgaste com a base aliada na Câmara foi recebida com certa dúvida até mesmo entre os vereadores que permaneceram ao seu lado. Ontem (24), o prefeito reafirmou o interesse pelo cargo.

Segundo Firmino Filho, o episódio ocorrido na legislatura municipal lhe proporcionou novas “informações” para a disputa. “De fato aumentou a possibilidade. Quando você tem um fato desse tipo, você tem o aumento da pressão dos nossos companheiros, você passa a ter mais dados para análise do quadro. Hoje, a possibilidade é maior do que há 10 dias. Mas vou utilizar o tempo para amadurecer a ideia, porque o que me prende mesmo é o compromisso com a cidade”, finalizou.

Por: Ithyara Borges e Letícia Santos
Mais sobre: