Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Gestores pedem transparência em repasse do ICMS para prefeituras do PI

Em reunião, prefeitos pediram maior transparência no processo de repasse da parcela do ICMS que pertence aos municípios.

17/12/2018 07:38

Prefeituras e técnicos da Secretaria de Fazenda se reuniram com o Tribunal de Contas do Estado, na última sexta-feira (14), para tratarem sobre as constantes quedas no ICMS, imposto que incide sobre a circulação de produtos. A situação preocupa gestores, tendo em vista que o recurso é arrecadado pelo Estado e uma parcela do valor é enviado às prefeituras, e constitui-se como maior fonte de receita sobre serviço nos municípios.

Na ocasião, prefeitos pediram maior transparência no processo de repasse da parcela do ICMS que pertence aos municípios. Ficou definido a criação de uma comissão formada pelo TCE, APPM e Sefaz que vai ter obtenção dos extratos dos bancos que movimentam o recolhimento do ICMS; apresentação pela Sefaz de dados pertinentes à apuração diária imposto, além de aviso prévio à APPM pela Sefaz, de possíveis futuras compensações e direito de defesa a possíveis bloqueios futuros da conta do Fundo de Participação do ICMS dos Municípios.

O vice-presidente da APPM, Jonas Moura, explicou que um maior acompanhamento no repasse dos recursos garante proteção aos municípios. “Queremos maior transparência, uma vez que o recurso é repassado semanalmente. Também aproveitamos para tratar da questão do bloqueio, onde a APPM está buscando, junto a sua procuradoria uma forma de proteger os municípios para que não ocorram mais bloqueios no índice, já que é um recurso dos municípios e que não se pode mexer nele”, declarou.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), também participou do encontro, coordenado pela conselheira do Tribunal de Contas, Waltânia Alvarenga.

Edição: João Magalhães
Mais sobre: