Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governador participa de evento para debater combate ao narcotráfico no Brasil

Nesta sexta-feira (27), Wellington participou do 1º Encontro dos Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras.

27/10/2017 16:14

O governador Wellington Dias participou, nesta sexta-feira (27), do 1º Encontro dos Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras, na cidade de Rio Branco no estado do Acre, para debater sobre o narcotráfico e propor uma nova agenda para a segurança pública em todo o país, com convergência entre os estados e a União. Com o tema "Narcotráfico, uma emergência nacional", o evento reúne os três poderes da República. O evento foi encerrado com a assinatura de um documento pela segurança pública na tarde desta sexta (27). 

De acordo com o governador, o principal foco é realizar um trabalho de combate ao narcotráfico nas fronteiras para evitar a entrada de armas, munição e drogas no Brasil. “Somente com uma ação integrada com o Brasil inteiro isso será possível. O encontro será um marco importante para a política de combate à violência. Acredito que vamos sair do Acre com um plano para o Brasil e isso será bom para o Piauí.”, destacou o governador.

Governador participa de evento para debater combate ao narcotráfico no Brasil. (Foto: Divulgação/Ccom)

O objetivo do encontro é buscar soluções para a violência e o tráfico de drogas que estão presentes em todas as regiões do país. Uma das propostas defendidas pelo governador do Acre, Tião Viana, é a criação de um Sistema Nacional de Segurança Pública e um maior diálogo entre a União e os estados. “O encontro é a oportunidade de propor algo efetivo e definitivo para que o país combata o que acredita ser o maior problema nacional, o narcotráfico”, apontou.

Durante a quinta-feira (26), o governador Wellington Dias participou do primeiro dia do 16° Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O evento foi aberto com a realização de câmaras temáticas sobre Segurança Pública, Meio Ambiente, Comunicação, Consórcio e Turismo. Houve ainda a solenidade oficial, que reuniu os chefes de executivos estaduais, além das embaixadas da Noruega e Alemanha, Banco Mundial, BNDS (Fundo Amazônia) e Ministério do Meio Ambiente.

Governadores assinam carta

Os 20 chefes dos executivos estaduais presentes de todas as regiões do país – liderados pelo anfitrião Tião Viana – assinaram a Carta do Acre. A Carta do Acre é uma proposta de união de esforços em defesa da vida e da integridade física da população brasileira – em especial, para a juventude – ameaçada pelas drogas, violência e o narcotráfico.

Wellington Dias diz que o evento foi um marco no direcionamento de uma das mais importantes demandas da atualidade. “Esse encontro representa um ato de resposta da maior preocupação da sociedade brasileira, que são os problemas ligados à segurança pública”, enfatizou. 

O debate do encontro foi mediado pelo governador do Acre e anfitrião do evento, Tião Viana, e teve como debatedores o Comandante Geral do Exército e o Comandante Militar da Amazônia. Além de Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional; os ministros da Defesa, Relações Exteriores e Justiça participam do Encontro.

Segundo o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, o Brasil é vizinho de um dos maiores produtores de maconha e cocaína. E consequente o segundo maior consumidor. "Essa realidade é dramática e precisa ser enfrentada. Estamos todos em uma só voz fadados a trabalhar juntos. É preciso que as nossas políticas reflitam isso”, afirmou o Ministro. 

“Quero parabenizar os governadores por nos trazer aqui para tratar sobre o tema mais importante do Brasil: segurança pública. Estou há 30 anos na vida política e é a primeira vez que vejo uma reunião como essa para tratar sobre política de Segurança Pública”, destacou o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. 

Por: Nathalia Amaral com informações da Ccom.
Mais sobre: