Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jeová diz que vai recorrer à Justiça se Prefeitura não executar emendas

Nova mesa diretora da Câmara Municipal de Teresina tomou posse nesta quarta-feira (2).

02/01/2019 13:47

A nova mesa diretora da Câmara Municipal de Teresina tomou posse na manhã desta quarta-feira (2), em solenidade realizada no plenário da Casa.

Reeleito presidente, Jeová afirmou que vai continuar trabalhando para fortalecer o Legislativo municipal e para garantir uma relação harmoniosa com os demais Poderes.

"Nós temos um estilo, que será mantido. Sempre em busca do diálogo, em busca da parcimônia entre os Poderes, mas com certeza continuaremos buscando a independência da Câmara, como sempre fizemos desde o primeiro dia [da gestão] até hoje. Por conta da importância que tem o Poder Legislativo para a cidade, precisamos manter essa liberdade, que sempre tivemos - não só o presidente, mas todos os 29 vereadores", afirmou Jeová.

Jeová Alencar vai comandar os trabalhos na Câmara Municipal de Teresina pelos próximos dois anos (Foto: Assis Fernandes / O DIA)

O presidente também falou sobre um problema que tem sido levantado de forma recorrente pelos vereadores de Teresina: a não execução das emendas parlamentares pelo Executivo.

"Tanto os vereadores da base quanto os vereadores da oposição têm reclamado. Nós tivemos há pouco tempo uma reunião com o secretário de Governo e com o secretário de Finanças, para que a gente possa equalizar este problema. Foi aberto esse canal de diálogo, e nós iremos buscar todos os diálogos, até que sejam esgotados, para que possam ser executadas as emendas. Caso contrário, a mesa irá judicializar essa questão", avisou Jeová.

Eleição ocorreu desde novembro de 2017

A eleição para a mesa diretora da Câmara ocorreu desde novembro de 2017, tendo sido antecipada em cerca de um ano, após uma manobra realizada por Jeová, com o apoio do deputado estadual Themístocles Filho (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.

O episódio agravou as relações entre o prefeito Firmino Filho (PSDB) e o emedebista, que já não estavam boas desde que, em 2015, o tucano sugeriu que seria melhor para a Assembleia eleger o deputado Fábio Novo (PT) como presidente da Casa.

Vereadores posam para foto durante solenidade em que nova mesa diretora foi empossada (Foto: Assis Fernandes / O DIA)

Nova composição da mesa diretora para o biênio 2019/2020:

Presidente: Jeová Barbosa de Carvalho Alencar (PSDB)

Vice-presidente: Major Paulo Roberto Bezerra de Oliveira (SD)

2º Vice-presidente: José Nito de Oliveira Sousa (PMDB)

1º Secretário: Fábio Dourado Gonçalves (Patriotas)

2ª Secretária: Aparecida Moura Santiago (PHS)

3º Secretário: Ítalo Palmeira Dias de Rego Barros (PTC)

1º Suplente: Lázaro Rogério Carvalho Soares (PPS)

Corregedor: Enzo Samuel Alencar Silva (PC do B)

Corregedor: Edilberto Borges de Oliveira (PT)

Por: Cícero Portela
Mais sobre: