Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Justiça mantém no ar vídeo em que Regina Sousa foi chamada de 'anta'

Liminar havia retirado do ar vídeo da jornalista paranaense Joice Hasselman, em que critica o jeito de falar da senadora piauiense.

23/08/2017 10:25

A senadora piauiense Regina Sousa fez um discurso emocionado por ocasião da queda da liminar que retirou da internet o vídeo em que a jornalista paranaense Joice Hasselman a xinga de palavras como “anta” e “gentalha”, e zomba do sotaque da senadora, dizendo ser ela “semianalfabeta”.

Postado na época do impeachment da ex-presidente Dilma, o vídeo foi gravado da galeria do Plenário. Em primeira instância, uma liminar determinou a exclusão do vídeo, mas um recurso do Google foi agora acatado.

Senadora se emocionou durante o discurso: "O que esse colegiado acha que sou anta?" (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Regina Sousa dedicou o começo do discurso a Monalysa Alcântara, modelo piauiense recentemente eleita Miss Brasil. “Ela não é só bonita, mas politizada. Esperavam que ela fizesse um discurso ensaiado, mas ela fez discurso politizado. E por isso tem sido atacada nas redes sociais”, comentou a senadora, opinando que o fato de a modelo ser negra e natural do Piauí são os motivos pelos quais ela estaria sofrendo ataques.

Em um segundo momento, Regina fala do vídeo da jornalista Joice Hasselman. “Se ela não gostou da minha fala, tivesse algo contra a presidente Dilma, tudo bem. Mas ela me xingou de uma forma...”, disse a senadora.


O Tribunal foi unânime em decidir pela liberação do vídeo. “Eu fico pensando: o que esse colegiado acha que eu sou gentalha, anta? Só pode. Um vídeo que já foi visto por muitas pessoas, e eles querem que seja visto de novo”, desabafou a senadora Regina Sousa.

Regina recebeu apoio da senadora Simone Tebet (PMDB/ MS), do senador Jorge Viana (PT/AC), da senadora Marta Suplicy (PMDB/SP). O senador Paulo Paim, que presidia a mesa, afirmou que o Senado irá tomar providências sobre a liberação do vídeo. “Não é a primeira vez que vossa excelência é atacada. Temos muito orgulho e todo esse senado tem orgulho dela, e com certeza a mesa vai tomar providências”, disse o senador.

Edição: Karliete Nunes
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: