Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Teresina, Lula diz que o Brasil 'não merece passar pelo que está passando'

Depois de passar a manhã em Picos com sua comitiva, o ex-presidente dirigiu-se à capital, onde participa de um jantar de adesão e novas filiações ao PT.

02/09/2017 10:57

Atualizada às 19h15

A comitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Teresina por volta das 19 horas deste sábado, depois de uma intensa agenda na cidade de Picos.

Lula veio para a capital num ônibus adesivado com a arte usada para divulgar sua caravana, intitulada "Lula pelo Brasil".

No momento da chegada, a BR 316 acabou sendo bloqueada pela multidão de filiados e simpatizantes do PT que o aguardava próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, na saída sul da capital.

Em um breve discurso, o ex-presidente disse que os brasileiros precisam "voltar a ter empregos" e que precisam ser retomados os investimentos nas universidades e escolas técnicas.

"Essa caravana quer provar que esse país não merece passar pelo que está passando", afirmou Lula, provocando uma gritaria entre os militantes, que entoaram a já disseminado grito de ordem "Fora, Temer!".


A chegada de Lula a Teresina ocorreu duas horas após o horário previsto porque a comitiva do ex-presidente parou em várias cidades localizadas no trajeto entre Picos e a capital, para que o ex-presidente pudesse cumprimentar os populares. Como pode ser visto nas fotos abaixo, feitas no município de Inhuma.

Lula percorreu o trajeto entre Picos e Teresina num ônibus adesivado com a arte da caravana "Lula pelo Brasil" (Foto: Ricardo Stuckert Filho)

No percurso entre Picos e Teresina, o ex-presidente parou algumas vezes para cumprimentar populares (Foto: Ricardo Stuckert Filho)

Lula cumprimenta populares no município de Inhuma, a 250 km de Teresina (Foto: Ricardo Stuckert Filho)

Atualização às 18h30

Uma multidão de simpatizantes do ex-presidente Lula, além de políticos e pessoas filiadas ao PT dirigiram-se, no final da tarde deste sábado à BR 316, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, para aguardar a chegada de Lula em Teresina.

O ex-deputado federal Nazareno Fonteles (PT) afirmou que Lula permanece, mesmo sete anos após deixar a Presidência da República, sendo a maior liderança política do Brasil. 

"É um homem que reflete os sentimentos da nação. Que só foi presidente porque o povo quis, através, claro, de partidos aliados, movimentos populares, igreja e tanta gente que ajudou nesse movimento que o levou à Presidência", afirmou Nazareno, que também aproveitou a oportunidade para atacar a imprensa, acusando-a de divulgar "mentiras".

O vereador Deolindo Moura (PT) enalteceu a decisão do ex-presidente de realizar uma caravana pelos estados do Nordeste. "Num momento como esse, em que todos os políticos estão se escondendo da população, ele vem a público e faz imagens belíssimas, com multidões. Então, sem dúvida, o presidente Lula é um patrimônio", afirmou o parlamentar.

Notícia original

Em caravana pelo Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre na manhã deste sábado (2) uma extensa agenda de compromissos no município de Picos, a cerca de 310 km de Teresina. Acompanhado pelo governador do Piauí, Wellington Dias, o ex-presidente visitou uma casa de produção de mel e a Feira de Potencialidades das cooperativas do município. Além disso, Lula também recebeu durante a manhã o título de Cidadão Picoense pela Câmara dos Vereadores. 

(Lula cumpre agenda em Picos e chega à Teresina na tarde de hoje (02). Foto: Thiago Luís)

No fim da tarde de hoje (02), a caravana da esperança chega à Teresina. Com chegada prevista para às 17h na rotatória do bairro Porto Alegre, na zona Sul da capital, o ex-presidente será recebido por moradores da região, como o bairro Esplanada e Vila Irmã Dulce. Em seguida, Lula participará de um jantar de adesão e filiações ao PT, às 19h na APCEF, localizada no bairro São Cristóvão. 

Durante o domingo, Lula receberá os títulos de cidadão de Altos e de Timon, nos respectivos municípios, e a partir das 10h participará do ato "O Brasil não Abre Mão do Seu Futuro", a ser realizado no Theresina Hall. Já na segunda-feira (04), recebe o título Doutor Honoris Causa no Cineteatro da Universidade Federal do Piauí. A cerimônia de entrega do título está marcada para as 9h.

Nesta sexta-feira (01), Lula foi recebido por uma multidão de pessoas no município de Marcolândia , a 413 km de Teresina. Durante a visita, o governador do Piauí Wellington Dias, apresentou a Lula as potencialidades do estado na produção de energia eólica e solar, energias limpas importantes para o projeto de desenvolvimento que a plataforma da caravana está discutindo em todo o Nordeste.

A caravana da esperança iniciou no dia 17 de agosto e terminará no dia 5 de setembro, após percorrer os 9 estados do Nordeste, incluindo o Piauí, e mais de 20 cidades.

Veja a agenda de Lula no Piauí:

DIA 02 DE SETEMBRO (SÁBADO) 

PICOS

8h30 - Visita a Casa Apis (Produção de Mel) e a Feira da Potencialidades das Cooperativas 

10h- Ato na Área da Casa Apis - "Mais Empreendedorismo para Mais Emprego" (Empreendedorismo, Trabalho, Emprego e Renda) e Entrega do Título de Cidadão pela Câmara de Vereadores.

TERESINA 

17h- Chegada em Teresina (BR 316, na altura da Vila Irmã Dulce)

19h- Jantar de Adesão e novas filiações ao PT, no Clube da APCEF 

DIA 03 DE SETEMBRO (DOMINGO)

ALTOS

9h - Ato "Mais Habitação, Mais Cidadania" (Moradia) e Entrega de Título de Cidadão 

Local: Ginásio Guilherme Melo

TERESINA

10h00 - Ato "O Brasil não Abre Mão do Seu Futuro" (Juventude)

Local: Teresina Hall

TIMON

16h - Ato e Entrega do Titulo de Cidadão na cidade de Timon (Maranhão)

Local: Centro de Convenções municipal 

DIA 04 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)

TERESINA

09h - Entrega do Título de Doutor Honoris Causa pela UFPI

Local: Cine Teatro da UFPI

Por: Nathalia Amaral, Cícero Portela e João Magalhães
Mais sobre: