Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Marina critica deputados que votaram pela soltura de Jorge Picciani e mais dois

Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo foram presos na quinta-feira, 16, por decisão do TRF da 2ª Região. Eles são suspeitos de de corrupção, associação criminosa e mais crimes.

18/11/2017 15:07

A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, fez duras críticas, neste sábado (18), aos deputados estaduais do Rio de Janeiro que voltaram a favor da soltura dos colegas Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo - todos do PMDB.

Os três são investigados na Operação Cadeia Velha, que apura a prática dos crimes de corrupção, associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, praticados pela cúpula da Alerj.

Marina Silva participou de evento sobre sustentabilidade neste sábado, em São Paulo (Foto: Divulgação)

O trio foi preso na última quinta-feira, e conseguiram a liberdade menos de 24 horas depois, graças aos colegas deputados, que, por maioria de votos, revogaram a decisão dos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que, por unanimidade, determinaram a prisão preventiva de Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo.

Dos parlamentares presentes à sessão de sexta-feira, 39 votaram a favor da revogação; 19 votaram contra; e 1 se absteve.

Neste sábado, Marina Silva afirmou que os deputados do Rio de Janeiro que votaram pela soltura dos três deputados deram uma demonstração de desrespeito ao povo e ao Poder Judiciário.

Ela também advertiu que, nas próximas eleições, a população terá a oportunidade de dar a resposta aos parlamentares que contrariaram a decisão da Justiça e a vontade da sociedade.


"Eles revogaram a decisão unânime da Justiça. Nem o alvará de soltura esperaram. Eles mesmos foram até o local, abriram o xilindró em que estavam presos e saíram num carro preto. Mas quando eles fazem algo para livrar a cara dos de cima, com certeza acabam sendo atropelados pelos de baixo", afirmou a líder da Rede, ao lado da ex-senadora Heloísa Helena, sua correligionária.

A presidenciável classificou a atitude dos deputados como uma demonstração de "abuso de autoridade". 

"Todas as Assembleias que têm casos semelhantes estão passando por cima da Justiça, para que possam fazer seu auto-julgamento, auto-indulto privilegiado. Abrindo a porta das cadeias para afrontar a Justiça. Isso sim é abuso de autoridade", afirmou Marina Silva.

As declarações de Marina foram feitas durante a abertura de um debate promovido neste sábado, em São Paulo, pela Fundação Rede Brasil Sustentável.

Terceira colocada nas últimas duas eleições para a Presidência da República, Marina Silva desponta como uma das favoritas a vencer o pleito de 2018.

Fonte: Portal O DIA
Mais sobre: