Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Morre o padre Manuel Lira, fundador do município de Dom Inocêncio

O padre ficou internacionalmente conhecido por suas ações filantrópicas desenvolvidas no semiárido piauiense.

13/09/2015 13:55

Faleceu na madrugada deste domingo (13), num hospital particular de Teresina, o padre Manuel Lira Parente, fundador do município de Dom Inocêncio, localizado a 589 km da capital.

No início da década de 1960, o Padre Lira criou a Fundação Ruralista, através da qual realizou importantes ações filantrópicas no semiárido piauiense, como a construção de casas populares, escolas, estradas e uma maternidade.

Foi a partir da fundação que também teve origem o município de Dom Inocêncio, hoje com 27 anos, e cuja população é de aproximadamente dez mil habitantes.

Manuel Lira foi o primeiro prefeito do município, que governou em outros dois mandatos. Em 2004 foi eleito prefeito da cidade pela última vez, aos 85 anos, tendo recebido 3.005 votos. 

Na década de 1950 também foi prefeito do município de São Raimundo Nonato, por um mandato.

Graças às suas importantes ações de ajuda à população do semiárido, ganhou notoriedade nacional e internacional, o que possibilitou à Fundação Ruralista receber ajuda de países como a Inglaterra e a Austrália.

Padre Lira e suas ações realizadas no semiárido inspiraram o livro “Um Homem Contra a Seca – Luta e Realização no Brasil”, da escritora inglesa Peggie Benton, que se tornou uma grande amiga do clérigo.

Após um breve velório em Teresina, na funerária Mundial, no bairro Piçarra, o corpo do padre segue para a cidade de São Raimundo Nonato, onde será velado e sepultado na igreja matriz.

Paternidade

O padre Manuel Lira é pai de Inocêncio Leal Parente, que foi candidato a vice-prefeito em sua chapa nas eleições de 2004. Por sua condição de eclesiástico da Igreja Católica, Lira sempre evitou reconhecer publicamente a paternidade, o que só fez durante um comício realizado naquele ano, em Dom Inocêncio.

Mais sobre: