Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MPF pede que Moro ouça novas testemunhas no processo do triplex

Procuradoria e advogados querem mais esclarecimentos de pessoas citadas em depoimento no processo que envolve o apartamento do Guarujá, na Operação Lava Jato.

11/05/2017 18:36

O Ministério Público Federal (MPF) pediu nesta quinta-feira (11) ao juiz Sergio Moro que três pessoas citadas em depoimentos na ação penal do triplex do Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato, sejam ouvidas antes da fase de alegações finais.

São eles:

Joilson Santos Goes, funcionário da OAS Empreendimentos

Jéssica Monteiro Malzone, arquiteta e ex-funcionária da OAS Empreendimentos

Márcio Faria, ex-executivo do Grupo Odebrecht

O processo investiga se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, recebeu R$ 3,7 milhões em propina, de forma dissimulada, da empreiteira OAS. Em troca, a empresa seria beneficiada em contratos com a Petrobras. Veja detalhes da ação penal.

Segundo o MPF, Joilson Santos Goes foi mencionado em mensagens sobre a criação de centros de custos pela OAS -- incluindo o nomeado "Zeca Pagodinho", para a qual eram direcionadas as despesas com a reforma do triplex. As menções a Goes, diz a Procuradoria, foram feitas pelo dono da OAS, Léo Pinheiro, em seu interrogatório.

Jéssica Monteiro Malzone foi mencionada, de acordo com o MPF, em depoimento de executivos da OAS, além de ser referenciada na própria denúncia. Ela já foi inquirida pelo próprio Ministério Público Federal no dia 7 de abril deste ano.

Mário Faria foi referido por executivos interrogados do Grupo OAS, como Agenor Medeiros, ainda segundo os procuradores da Lava Jato. Conforme os depoimentos, ele seria o representante da Odebrecht nas negociações de vantagens ilícitas destinadas a agentes públicos e políticos, bem como no acerto quanto ao seu repasse, decorrentes da celebração de contratos pelos consórcios Conpar (Odebrecht Engenharia Industrial, UTC Engenharia e OAS) e Rnest-Contest (Refinaria Abreu e Lima) com a Petrobras.

Defesa também pede novas oitivas

Os advogados de Lula também pediram, em petição anexada nesta quinta-feira, que outras nove testemunhas sejam ouvidas por Sergio Moro no processo do triplex.

São elas:

Jéssica Monteiro Malzone, arquiteta e ex-funcionária da OAS Empreendimentos

“Paula”, arquiteta ligada à OAS cujo sobrenome não foi citado

Bruno Zeemann do Pinho, membro de comissão de ética da Petrobras, entre 2008 e 2012

Irineu Soares, membro de comissão de ética da Petrobras, entre 2008 e 2013

Gleuber Vieira, membro do comitê de auditoria da Petrobras, entre 2004 e 2007

Fabio Coletti Barbosa, membro do comitê de auditoria da Petrobras, entre 2005 e 2011

Viviane Rodrigues, diretora da empresa que atuou como agente fidunciário do tríplex

Luiz Paulo Cesar Silveira, diretor da APSIS, responsável pela assinatura do plano de recuperação judicial do Grupo OAS

Antônio Luiz Feijó Nicolau, diretor da APSIS, responsável pela assinatura do plano de recuperação judicial do Grupo OAS

A defesa também solicitou que documentos internos da OAS, citados em depoimentos de réus ligados à empreiteira na ação penal, sejam anexados ao processo.

Foram solicitados, da mesma forma, que a Petrobras envie a integralidade dos documentos referentes aos três contratos que são objetos da denúncia.

Fonte: G1
Mais sobre: