Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novo presidente da AVEP, José Cardoso tenta atrair novas adesões à entidade

Somente 50 das 224 câmaras municipais piauienses são filiadas ao grupo atualmente

05/01/2021 15:41

À frente da União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí (AVEP) para o próximo quadriênio, o vereador José Cardoso (PSD), eleito no pleito ocorrido no ano passado na cidade de São Miguel do Tapuio, listou, em entrevista ao O DIA nesta terça-feira (5), suas principais expectativas para o comando da entidade. 

Uma das metas do parlamentar, único candidato na eleição da organização realizada na última segunda-feira (4), é expandir a representatividade desta no estado. “Nosso maior desafio é abrir um canal de comunicação com as câmaras municipais, para que elas participem da instituição que as representa”, disse.

José Cardoso (Foto: Elias Fontenele/ODIA)

Dos 224 municípios piauienses, apenas 50 são associados à AVEP atualmente. Por conta disso, o presidente estadual do grupo, que reúne cerca de 2.124 vereadores em todo o país, aposta na modernização e uso novas ferramentas digitais para uma maior aproximação entre os presidentes das casas legislativas.

“A maior atratividade, sem dúvidas, é a modernização das câmaras, que sobrevivem do duodécimo e de repasses (...) as grandes câmaras, como as de Teresina e Picos, precisam se filiar para ser parceria das menores e mais distantes, como Sebastião Barros, que fica no extremo Sul do estado”, explica o mandatário.

Por fim, José Cardoso ainda pontua que outra meta da união das câmaras é a criação de um banco de dados, onde os vereadores possam consultar informações e ter apoio técnico de assessoria jurídica para elaboração dos seus projetos. 

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: