Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Oposição na Alepi quer remanejar orçamento para outros poderes

A casa legislativa começou a debater o Projeto de Lei Orçamentária enviada pelo governo nessa quarta-feira (02)

02/12/2020 15:20

A oposição na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) reivindica mais recursos para outros poderes do Estado dentro do Orçamento do Estado para 2021. Segundo os parlamentares, há uma defasagem nos valores destinados, por exemplo, ao Tribunal de Justiça do Piauí e Tribunal de Contas. A casa legislativa começou a debater o Projeto de Lei Orçamentária enviada pelo governo nessa quarta-feira (02) e tem até o dia 20 de dezembro para votar a matéria.


Leia tambémThemistocles Filho deve ser reconduzido à presidência da Alepi pela nona vez 


Para a deputada estadual Teresa Brito (PV), havia um pré-acordo de como o governo enviaria o orçamento. Contudo, os valores apresentados frustraram a oposição. O principal ponto apontado pela parlamentar diz respeito aos valores destinados aos demais poderes.

“Já tínhamos discutido antes e havia essa previsão. Nós achávamos que fosse ser melhor. Estamos com muita preocupação com outros poderes, como por exemplo o judiciário. Houve uma defasagem do orçamento deles. Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas do Estado e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Todos reivindicando aumento na dotação orçamentária”, afirmou.

Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Foto: Divulgação)

Teresa Brito explicou que a bancada de oposição vai discutir o orçamento e propor remanejamentos. “Vamos estudar essas solicitações com as justificativas para que possamos fazer um ajuste no orçamento, ou seja, remanejar de onde é possível para essas áreas. Não se admite um defensor público ter um assessor para acompanhar todo o trabalho que atende a sociedade”, exemplifica.

A parlamenta comenta ainda que o setor da saúde terá atenção especial na discussão do orçamento. "Vamos priorizar também a saúde, que temos um déficit de servidores concursados de cerca de 4.300 profissionais. Precisamos ter um olhar para essas necessidades. Vamos ver esses casos e ver onde foi deixada “gordura” para ser remanejado”, disse.

Uma audiência pública para debater o orçamento foi realizada nessa quarta-feira (02) no plenário da Alepi. Até o próximo dia de dezembro os parlamentares devem apresentar emendas. A votação está programada para acontecer no dia 15 de dezembro.  

Por: Otávio Neto
Mais sobre: