Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PIB per capita do Piauí aumenta mais de 400% em 13 anos, diz IBGE

Apesar do crescimento, o estado ainda é um dos menores em PIB per capita no país, ficando na 27º posição do ranking nacional.

16/11/2017 18:26

Segundo dados divulgados, nesta quinta-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí foi o estado em que o valor do PIB per capita mais cresceu dentre todos as unidades da federação, aumentando mais de 400% entre 2002 e 2015 (R$ 2.440,70 para R$ 12.218,51). O cálculo leva em consideração o produto interno bruto dividido pela quantidade de habitantes do estado.

Apesar do crescimento, o Piauí ainda é um dos menores em PIB per capita no país. De acordo com levantamento feito pelo IBGE, o estado figura na 27º posição no ranking de 2015, superando apenas o estado do Maranhão. Ao longo da série, estes dois estados alternaram posições, mas nunca deixaram de ter os menores resultados. Em 2002, o PIB per capita de ambos era de cerca de 30% do PIB per capita do Brasil e, em 2015, alcançaram o patamar de 40%, reduzindo, assim, a distância entre seus PIB per capita e o nacional.

Em termos de crescimento acumulado, o estado do Piauí apresentou o terceiro maior percentual entre 2002 e 2015, com 84,4%, ficando atrás somente do Tocantins (112,1%) e do Mato Grosso (101,8%). No entanto, de acordo com o IBGE, esta é a primeira vez na série histórica, iniciada em 2002, em que houve queda no volume do PIB de todas as unidades da federação, com o estado piauiense apresentando uma redução de 1,1% em 2015. 

Segundo o secretário de Governo, Merlong Solano, o crescimento do PIB per capita apontado pela pesquisa do IBGE é um resultado das políticas que vêm sendo implementadas no sentido de promover um crescimento acelerado do estado, mesmo em um momento de crise econômica. Entre essas políticas, o secretário destaca as ações voltadas para a recuperação da infraestrutura econômica e social básica. 

Secretário de Governo Merlong Solano. (Foto: Aqruivo O Dia)

“Esse resultado mostra uma correção das políticas que vêm sendo seguidas no Piauí desde 2003, quando inauguramos um processo de crescimento rápido do estado, que passou anos crescendo mais do que o Brasil. Isso resulta numa diminuição da distância econômica e social entre o Piauí e os indicadores médios do Brasil”, explica. 

Para o secretário, outros fatores que influenciaram o resultado foram os programas sociais voltados para as populações mais empobrecidas e a ação do Governo do Estado de promover um maior aproveitamento das potencialidades naturais pelas empresas. “O Piauí vem crescendo em diversas áreas, como no agronegócio, nas energias renováveis e tudo isso junto explica esse bom desempenho”, finaliza.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: