Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PP fecha acordo e votará contra aumento de impostos

Em reunião com senador Ciro Nogueira, sigla conirmou voto contrário ao projeto de Wellington Dias

31/10/2017 08:48

Os deputados do Partido Progressista (PP) se reuniram ontem (30) com o presidente do partido, o senador Ciro Nogueira, e a Vice-governadora Margarete Coelho para definir o posicionamento da sigla diante da votação do projeto do governo na Assembleia que prevê, entre outras coisas, o aumento de impostos. O partido confirmou o voto contrário ao texto. 

Segundo Margarete Coelho, a decisão, que, segundo ela, segue um princípio partidário, já foi comunicada ao governador Wellington Dias (PT). “O partido tem uma posição nacional de não votar a favor de aumento de impostos. Nesse caso, o partido, embora se posicione a favor do Refis, não aprova medidas que aumentem os impostos”, explicou. 

"O partido, embora se posicione a favor do Refis, não aprova medidas que aumentem os impostos”, justifica a vice-governadora (Foto: Divulgação)

A vice-governadora negou ainda que os deputados do PP foram orientados a faltar a sessão, com o objetivo de não criarem constrangimento com o governo. “O partido não vai se omitir. O PP tomou uma decisão formal, não há porque haver omissão. Se algum deputado se ausentar, não é por posição de partido, é uma posição pessoal. Não tenho conhecimento de nenhum caso”, disse. 

Para Margarete, a decisão do partido com o governador não será afetada por conta do posicionamento contrário ao projeto. “O momento é grave não só para o Piauí, mas para todo Brasil. Precisamos sentar e discutir. Então, nesse sentido, as conversas continuarão. Mas a posição do PP é continuarmos aliados do PT, do governador, nós que fomos aliados desde a primeira hora”. 

A progressista rebateu ainda as informações de que o posicionamento contra o governo seja algum tipo de retaliação por conta da ida do deputado Fábio Abreu (PTB) para a votação da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), na semana passada. “Essa é uma interpretação dos fatos muito criativa. É o mínimo que posso dizer. Com relação à retaliação aos votos, o partido jamais tomaria esse tipo de decisão. A decisão dos deputados foi pessoal. Não há nem porque se discutir isso. O PP é o principal aliado do governador não só aqui, mas, principalmente, em Brasília”, destacou Margarete Coelho.

Por: Ithyara Borges
Mais sobre: