Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PrevNordeste deve começar a operar em outubro

Ideia é unificar as previdências nos Estados do Nordeste para conseguir taxas administrativas mais atraentes

19/08/2017 08:41

O governador Wellington Dias (PT) acertou com o governador da Bahia, Rui Costa, o início das atividades da previdência complementar unificada para todos os funcionários públicos do Nordeste, o PrevNordeste. O projeto deve começar a operar em outubro, após a adesão de todos os estados.

Os governadores discutiram os detalhes e finalizaram o documento que vai ser assinado pelos demais chefes do executivo no próximo encontro, marcado para o dia 23, em Brasília. “Se houver impedimento de algum governador em comparecer, estenderemos o prazo até, no máximo, a primeira quinzena de setembro”, disse Rui Costa.


Wellington se reuniu com governadores do Nordeste (Foto: Divulgação/Ccom)

Para Wellington Dias, o documento garante o comprometimento dos estados com o projeto de unificação das previdências. “Será convocada uma reunião do fórum dos governadores para termos a aprovação de um protocolo, onde os estados se comprometem com o projeto. Os termos principais deverão ser encaminhados para as Assembleias e a previsão é que seja apreciado pela Previc [Superintendência Nacional de Previdência Complementar] em setembro”, explicou.

A intenção do projeto é que os estados consigam taxas administrativas mais atraentes e maior rentabilidade. “O servidor vai ter uma previdência com estabilidade, sem riscos de não receber seus salários. Vai permitir que os servidores possam planejar com quanto quer [salário] se aposentar e vamos ter uma poupança importante, que vai permitir investimentos no Piauí e no Nordeste”, disse Dias.

A ideia de unificar as previdências nasceu durante o encontro dos governadores, em maio, no Pernambuco. Na ocasião, foi aprovada a proposta da criação da PrevNordeste e foi criado um grupo de trabalho, que envolve a área técnica e a equipe da Bahia, que já possui o sistema previdenciário aprovado pela Previc e deverá ficar responsável pela coordenação do projeto.

Por: Ithyara Borges - Jornal O Dia
Mais sobre: