Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PT filia ex-governador Wilson Martins e três deputados estaduais e chega a 12 deputados

As filiações fazem parte de uma estratégia do PT para fortalecer a bancada e dar maior sustentação a um eventual governo de Fonteles.

22/03/2022 12:37

O Partido dos Trabalhadores filiou na manhã desta terça (22) o ex-governador Wilson Martins e os deputados estaduais Nerinho, Hélio Isaías e Fábio Xavier. Com as adesões o partido se torna a maior sigla na Assembleia com 12 deputados estaduais e quatro suplentes no mandato. As filiações fazem parte de uma estratégia do PT para fortalecer a bancada no parlamento e dar maior sustentação a um eventual futuro governo de Rafael Fonteles.

Além do ex-governador e deputados, o ex-prefeito de Cocal, Rubens Vieira, e o prefeito de Sigefredo Pacheco, Murilo Bandeira, também chegam ao Partido dos Trabalhadores. Murilo deixa o Progressistas, principal legenda da oposição. Os três deputados que se filiaram nesta terça se juntam a  Franzé Silva, Oliveira Neto,  Francisco Limma, Francisco Costa, Firmino Paulo Flávio Nogueira Jr, Warton Lacerda, Jannaína Marques e Fábio Novo na bancada petista.

Para o presidente estadual da sigla, o deputado Francisco Limma, o intuito é deixar posicionamentos políticos antagônicos do passado para priorizar os interesses do partido. “O intuito é de fortalecer e ter uma bancada significativa e representativa. A escolha é de acolher alguns que foram desalojados de seus partidos por outros interesses e fortalecer esse time que representa o projeto liderado pelo Lula e pelo Wellington. Essa é a estratégia do Partido dos Trabalhadores, tentar unir pelo que é comum e não por aquilo que é diferente. Na política o passado serve para se analisar, mas o que soma é o esforço para continuar junto daqui para frente”, ressaltou o deputado.

Já o ex-governador Wilson Martins valorizou o momento vivido no PT e ressaltou que não teme a concorrência de nomes fortes na chapa para deputado federal. “Na política a gente ganha e a gente perde, mas a gente precisa manter uma linha, uma direção, um conceito de vida, de ética e ideologia, é isso que mantemos. Sempre tivemos uma ligação histórica com o partido, os ideais do PSB sempre foram próximos aos do PT. Acho bom uma chapa forte, você não vai para eleição se preocupando com os outros, você se preocupa com si. Não tenho dúvida que faremos a maior bancada federal”, disse o ex-governador.

FOTO: Ascom PT

Hélio Isaías nega traição ao Progressistas

Já o deputado Hélio Isaías, outro que se filiou ao PT nesta terça (22), deixou o Progressistas para se filiar ao maior rival estadual. Para o parlamentar a proximidade e aliança com o governador falou mais alto. “Nos meus 20 anos de mandato sempre estive ao lado do governador Wellington Dias com essa equipe, continuamos no mesmo grupo agora filiado ao PT. É um momento de mudança na legislação eleitoral e nos vamos continuar com Wellington filiado ao PT. Quando houve essa cisão entre o PP e o PT sempre fomos corretos com o senador Ciro Nogueira e não há nenhuma desavença entre eu e eles”, concluiu Hélio Isaías.

Deputados do PT

  1. Franzé Silva 
  2. Oliveira Neto
  3. Francisco Limma
  4. Francisco Costa
  5. Firmino Paulo
  6. Nerinho
  7. Flávio Nogueira Jr
  8. Warton Lacerda
  9. Hélio Isaías
  10. Fábio Xavier
  11. Jannaína Marques
  12. Fábio Novo

Suplentes com o mandato

  1. João de Deus
  2. Cícero Magalhães
  3. Ziza Carvalho
  4. Paulo Martins 

Mais sobre: