Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rejane Dias lança plano de metas na Secretária de Educação do Piauí

A nova secretária foi empossada na manhã desta segunda-feira (23).

23/03/2015 11:33

Em seu discurso de posse, Rejane Dias falou sobre o que planeja para a educação pública no Piauí. Ela lançou um pacote de ações e disse a sua gestão será focada em metas. "Quero fazer o mesmo que fiz na área da pessoa com deficiência e tornar a educação um modelo a ser seguido no Brasil", disse a secretária.

Fotos: Assis Fernandes/ODIA

Entre as principais propostas está a conclusão das escolas técnicas profissionalizantes, sendo uma no bairro Dirceu, em Teresina, e outra em Esperantina. As duas estavam com as obras paradas. "Já foram reiniciadas as obras em Esperantina e o governador vai solicitar autorização da Assembleia Legislativa para fazer um empréstimo que possibilite a implantação de mais escolas que aliem o ensino médio aos cursos técnicos profissionalizantes", disse a secretária.

Rejane também falou sobre a ampliação das escolas de tempo integral. "Com o avanço das drogas, vemos que é uma necessidade termos essa modalidade de ensino. Nesse sentido é importante garantirmos o fornecimento de merenda escolar de qualidade para não acontecer como no ano passado, que as crianças voltavam para casa porque não tinham o que comer", destaca.

A secretária também anunciou que está sendo preparado o edital para eleições diretas de diretores de escolas estaduais. Esse é uma antiga reivindicação de professores e estudantes do Piauí.

Outra meta que a secretária promete perseguir é a redução da taxa de analfabetismo. A proposta visa estimular os municípios a cumprirem suas metas em relação a alfabetização no tempo certo. O modelo implantado no Ceará. "Os municípios que conseguirem cumprir as metas estabelecidas  - nós ainda estamos definindo quais serão elas - vão receber mais ICMS", disse Rejane Dias.

O governador Wellington Dias também falou sobre as novas ideias para a educação pública e destacou o interesse de disponibilizar aulas aos sábados e domingos. "Isso é importante para garantir o acesso de todos, inclusive daqueles que não teriam disponibilidade em outros horários", disse o governador. 

De acordo com Rejane Dias, a proposta está sendo analisada e a ideia é que os finais de semana possam ser utilizados para aulas em algumas modalidades específicas. "Podemos oferecer aulas de mediação tecnológica, preparar os alunos para o Enem, oferecer cursos profissionalizantes e também a educação especial inclusiva", informou a secretária.

Atualizada às 12:22

A esposa do governador Wellington Dias, Rejane Dias, foi empossada na manhã desta segunda-feira (23) na secretaria estadual de educação (Seduc). Esta era a última secretaria que ainda era ocupada por um interino. A posse foi adiada por várias vezes. Segundo Wellington Dias, o motivo seria o interesse da deputada de acompanhar o andamento de suas emendas parlamentares na Câmara Federal.

A posse de Rejane foi bastante prestigiada. Ela recebeu vários buquês de flores, inclusive de estudantes da rede publica. Robson Pessoa, aluno do 8º ano da escola de tempo integral Prof. Raldir Cavalcante Bastos, declarou que deseja da nova secretária melhores condições nas escolas públicas do Estado. "Nós precisamos de professores qualificados e merenda escolar de mais qualidade", disse o estudante.


Pastor faz oração na posse de Rejane Dias

O pastor Ricardo Dias, da igreja cristã da família, da qual a secretária faz parte, participou da solenidade de posse. Ele fez uma oração pedindo a bênção de Deus para a gestão de Rejane Dias à frente da Seduc.

Protesto

Na porta do Palácio de Karnak, alguns professores fizeram protesto exigindo a convocação de professores aprovados no concurso da Seduc. Há pouco tempo, 700 foram chamados, mas ainda estariam faltando mais de 2 mil pessoas. Os manifestantes prometeram voltar ao Karnak no dia 26 de março para novos protestos.

Segundo Rejane Dias, existem algumas área que têm professor em excesso, enquanto faltam docentes para disciplinas como português, matemática, inglês e espanhol. "Vamos fazer um levantamento antes de novas convocações, para não correr o risco de chamar professores para as áreas que já temos", disse a secretária.

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: