Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rejane Dias e Fábio Abreu retomam mandato de deputado por 72h

Eles precisam de uma senha para cadastrar as emendas no valor de R$ 10 milhões.

03/07/2015 11:03

Os secretários de Educação e de Segurança do Piauí, Rejane Dias (PT) e Fábio Abreu (PTB), foram exonerados nesta quinta-feira (03) e retornam à Câmara Federal pelo período de 72 horas. O motivo é a necessidade de liberação das emendas no valor de R$ 10 milhões para cada um dos deputados.

Caso não retomassem o cargo no Congresso, a verba ficaria perdida. Os parlamentares precisam estar no mandato para conseguirem uma senha e terem acesso ao cadastro das emendas no Ministério do Planejamento. O prazo é até o dia 30 de julho e vale para todos os parlamentares que estão no primeiro mandato, cerca de 30 em todo o país.

Com o retorno de Rejane Dias e Fábio Abreu, os suplentes Mainha (SDD) e Silas Freire (PR) perdem a vaga na Câmara Federal. Enquanto isso, a secretaria de Educação ficará interinamente a cargo de Helder Jacobina e a delegada Eugênia Villa assume a secretaria de Segurança. No entanto, a previsão é que na próxima segunda-feira (06), suplentes de deputados, secretários e interinos voltem aos seus lugares.

Segundo Silas Freire, a saída temporária não irá interferir na segunda votação do projeto de redução da maioridade penal. O suplente de deputado votou a favor e é um dos que mais defendem a proposta. Por outro lado, Rejane Dias e Fábio Abreu são contrários à redução. “A pauta só deve voltar em setembro ou outubro. Mas o mandato é deles, se quiserem ficar, eu já marquei meu gol”, disse Silas.

Metades do valor das emendas da deputada Rejane Dias será destinada para a construção do Centro de Integrado de Reabilitação de Parnaíba. O Centro será mais complexo que o de Teresina, pois vai atender a quatro especialidades de deficiência: física, auditiva, visual e intelectual.

Mais sobre: