Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sabatina de desembargador piauiense indicado ao STF irá ocorrer dia 21

Para assumir o cargo de ministro, o desembargador Kássio Marques deverá ser aprovado na sabatina na CCJ e terá seu nome submetido à votação no plenário do Senado.

06/10/2020 16:39

O desembargador piauiense Kássio Nunes Marques deverá passar por sabatina no próximo dia 21 de outubro na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Kássio Nunes Marques foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 02. A votação em plenário principal do Senado deverá ocorrer no mesmo dia.


Leia mais: Jair Bolsonaro oficializa indicação do piauiense Kassio Nunes para vaga no STF 

Segundo informações do Senado Federal, entre os dias 19 e 21 deste mês, será realizada a segunda semana de esforço concentrado para a sabatina de autoridades. O vice-líder do governo, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), acredita que o desembargador será aprovado por ser um nome sem resistências no Senado. 

Desembargador Kássio Nunes Marques. (Foto: Reprodução)

"Essa sabatina que deverá realmente confirmar com louvor o desembargador Kássio Marques, porque ele, na verdade, tem uma boa conduta, tem um passado limpo, tem uma vida decente, e acima de tudo é um grande jurista, então tenho certeza que o Senado irá aprovar, e na minha avaliação, por unanimidade", afirmou o parlamentar em entrevista à Rádio Senado.

Se confirmada a indicação, Kássio Cunha Marques irá substituir o ministro Celso de Mello, que se aposentará no próximo dia 13. 

Kássio Cunha Marques tem 48 anos e é desembargador do Tribunal Federal da 1ª Região (TRF1) desde 2011. Ele foi escolhido pela então presidente Dilma Rousseff na vaga reservada a profissionais oriundas da carreira na advocacia.

Natural de Teresina, Marques foi advogado por cerca de 15 anos e integrou os quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele também foi juiz no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí. 

A Comissão de Assuntos Econômicos deverá sabatinar indicados para o Tribunal de Contas da União e para a Comissão Mobiliária de Valores. E as Comissões de Assuntos Sociais, Meio Ambiente e Infraestrutura também vão analisar os nomes de outras autoridades.


Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: