Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TRE mantém cassação de prefeito de São Julião, Zé Neci

A decisão é considerada uma vitória política para a família do vereador Emídio Reis.

20/07/2015 10:26

O prefeito de São Julião, Zé Neci (PT), teve a sua cassação mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral em julgamento realizado na manhã desta segunda-feira (20). Ele já havia sido cassado pela comarca da região, mas recorreu ao TRE e ainda estava no cargo devido a uma liminar.

A cassação foi aprovada por três votos a dois pela acusação de compra de votos, mas foi inocentado das denúncias de poder político e econômico. Com a decisão, a liminar que o mantinha no cargo perde a validade e o prefeito deve ser afastado imediatamente.

No entanto, os trâmites burocráticos para o afastamento devem durar entre dois e cinco dias. Sem eguida, o presidente da Câmara de Vereadores de São Julião, Cilândio (PP), é quem assume a cadeira do executivo municipal, enquanto nova eleição é realizada na cidade.


Prefeito Zé Neci ao lado do vice, José Francimar 

Ação foi impetrada pelo vereador Emídio Reis, assassinado em janeiro de 2013. Após a sua morte, o PMDB local assumiu a denúncia. O presidente municipal do partido, Carlos Rocha, é sobrinho da vítima. A cassação é considerada também uma vitória política para a família de Emídio Reis, pois o acusado de ser o mandante do crime é o vice-prefeito de São Julião, José Francimar da Silva, que está preso. A motivação para o assassinato teria sido justamente a denúncia feita pelo vereador à justiça eleitoral.

A defesa do prefeito Zé Neci deverá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral e tentar uma ação cautelar para mantê-lo no cargo.

Por: Nayara Felizardo, com informações de Robert Pedrosa
Mais sobre: