Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington e Margarete garantem que não há indisposição entre PT e PP

Júlio Arcoverde disse que se sentiu 'humilhado' depois que Wellington tentou fazer uma manobra para que ele não participasse de votação de projeto em comissão da Assembleia.

06/11/2017 13:38

O governador Wellington Dias (PT) e a vice-governadora Margarete Coelho (PP) garantiram, nesta segunda-feira (6), que não há qualquer indisposição entre seus respectivos partidos, e que as eventuais divergências observadas na Assembleia Legislativa não interferem na relação harmoniosa que as siglas mantêm no Piauí.

Na semana passada, durante a apreciação do projeto de lei que vai aumentar impostos no estado, Wellington tentou fazer uma manobra para que o deputado Júlio Arcoverde (PP) não participasse da votação da matéria na Comissão de Finanças, o que deixou o parlamentar furioso, a ponto de dizer abertamente para os colegas e para a imprensa que estava se sentindo humilhado pelo governo.

Arcoverde só conseguiu participar da votação porque o deputado Luciano Nunes (PSDB), presidente da comissão, não aceitou mudanças nos membros do grupo depois de iniciada a sessão.

A vice-governadora Margarete Coelho e o governador Wellington Dias, durante o lançamento da 67ª Expoapi (Foto: Moura Alves / O DIA)

Nesta segunda, durante o lançamento da Expoapi no Palácio de Karnak, Wellington afirmou que o deputado Júlio Arcoverde é "uma pessoa importantíssima" para o seu governo, e enfatizou que a divergência ocorrida na semana passada foi um fato pontual, que não deve se repetir nas próximas votações. "Foi um momento específico. Agora é tratar de cuidar das outras votações que temos, em que não há o mesmo empecilho por parte de nenhum partido. O meu diálogo com o PP acontece com todo o respeito", afirmou Wellington.

A vice-governadora Margarete Coelho reiterou a posição do chefe do Executivo, afirmando que o embate ocorrido na semana passada na Alepi foi um episódio isolado. "É uma tomada de decisão do PP em nível nacional. Em vários estados brasileiros os governadores estão tomando esse tipo de medida [aumentar impostos], e a orientação do nosso partido é de que em nenhum estado, nem em nível nacional, os parlamentares votem a favor de projetos como esse. Claro que houve algumas incompreensões, principalmente na questão do deputado Júlio Arcoverde, mas foi uma questão pontual, e que já foi superada. Como eu digo sempre, há entre o PP e o PT uma relação de aliados, de companheiros. São dois partidos que estão trabalhando pelo estado do Piauí. Mas há também uma relação de independência entre os dois. Isso ficou claro em alguns momentos. Mas a ideia de união continua, os compromissos de um partido com o outro continuam valendo, estão intocáveis", afirmou Margarete.

O governador tem uma reunião agendada com o deputado Júlio Arcoverde para o início da noite desta segunda-feira. Wellington, porém, afirma que o encontro não tem o objetivo de tratar sobre o impasse ocorrido na Assembleia, mas sim sobre investimentos do Governo do Estado em municípios do interior.

Lançamento da Expoapi ocorreu nesta segunda-feira, e Governo estima que evento vai movimentar R$ 12 milhões (Foto: Moura Alves / O DIA)

Por: Cícero Portela
Mais sobre: