Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wilson diz que movimento tentou 'acabar com o PSB' no Piauí; e cita PT e PP

O ex-governador disse ter certeza de que o prefeito Firmino Filho (PSDB) fará oposição ao governador Wellington Dias no pleito de 2018.

23/08/2017 13:34

O ex-governador Wilson Martins (PSB) disse ter observado, nas últimas duas eleições, uma mobilização no estado para "acabar com o PSB".

A declaração foi feita no início da tarde desta quarta-feira (23), durante entrevista a uma emissora de TV local.

O ex-governador Wilson Martins (Foto: Marcela Pachêco / Arquivo O DIA)

O presidente da sigla citou, especificamente, o Partido dos Trabalhadores e o Partido Progressista, que, segundo ele, retiraram do PSB pelo menos dez prefeitos que eram filiados à sua legenda.

Mesmo assim, pondera Wilson, o partido conseguiu crescer nas eleições municipais de 2016. "O PSB, nas eleições passadas, recebeu uma pressão muito grande de partidos que estão aí sob o guarda-chuvas do Governo do Estado, e que estiveram até pouco tempo ou mesmo continuam sob o guarda-chuvas do Governo Federal. Foi uma pressão pra ver se acabavam com o PSB. Mas nós tivemos a capacidade de nos articularmos, e o PSB emergiu das últimas eleições com 34 prefeitos, 30 vice-prefeitos e 250 vereadores. O partido continua firme", ressaltou o ex-governador.

Wilson voltou a afirmar que o PSB segue firme na oposição ao governo de Wellington Dias, e disse acreditar que, até o pleito de 2018, a tendência é que aumente de forma expressiva o número de partidos e de lideranças que se opõem à gestão do PT no estado. Para Wilson, o "barco do governo" não tem espaço para todo mundo. 

O ex-governador ainda disse ter certeza de que o prefeito Firmino Filho (PSDB) fará oposição ao governador Wellington Dias no pleito de 2018, a despeito das recentes especulações de que o tucano estuda apoiar a candidatura do petista a reeleição.

Segundo Wilson, não restam dúvidas de que o PSDB lançará um candidato forte à Presidência no próximo ano, o que, na sua avaliação, forçará as lideranças tucanas no estado a integrarem uma chapa de oposição ao PT, que também deve lançar um candidato próprio à Presidência.

Na opinião de Wilson, o nome mais provável para fazer frente a Wellington em 2018 é o de Firmino Filho. "Eu não tenho bola de cristal e nós não podemos prever o que vai acontecer amanhã na política. Mas nós temos o rumo, e eu acho que, se o Alckmin for candidato à Presidência da República, o Firmino Filho será um fortíssimo candidato ao Governo do Estado", avalia o ex-governador.

Para Wilson, a oposição "tem muito mais time" que a situação para disputar os cargos majoritários no próximo ano - governador, vice-governador e duas vagas no Senado Federal. Ele cita, ainda, o ex-governador Mão Santa, atual prefeito de Parnaíba, como uma liderança que deve proporcionar ainda mais força à oposição em 2018.

"Se você me perguntasse há um ano atrás como estava a oposição no Piauí, eu diria que ela estava muito pequena. Mas hoje ela está grande e forte", concluiu Martins.

Morte de Eduardo Campos enfraqueceu candidatura do PSB ao Senado, opina Wilson

Wilson Martins afirmou, ainda, que sua candidatura ao Senado Federal em 2014 foi enfraquecida com a morte de Eduardo Campos, então candidato à Presidência da República pelo PSB, e principal liderança da sigla no país à época.

"A morte do Eduardo Campos, que era o nosso líder, também enfraqueceu a nossa candidatura ao Senado. Nós não tivemos sucesso por várias circunstâncias, mas principalmente esta que estou colocando. E, evidentemente, nesse aspecto o partido saiu enfraquecido. Por outro lado, o PSB fez uma boa e competente bancada estadual e a maior bancada [do Piauí] na Câmara Federal, com três deputados federais eleitos [Heráclito Fortes, Átila Lira e Rodrigo Martins]", ponderou Wilson.

Representantes de vários partidos - tanto da oposição quanto integrantes da base do Governo de Wellington - compareceram ao congresso realizado pelo diretório estadual do PSB na última segunda-feira (21), quando Wilson foi reconduzido à presidência da sigla no estado.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: