Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œDecisão é deles", diz Merlong sobre volta de Rejane e Abreu à Câmara

Os secretários de Segurança e da Educação ainda não têm data para reassumirem seus cargos na Câmara dos Deputados, em Brasília.

03/05/2017 09:08

As discussões sobre a reforma da previdência na Câmara dos Deputados devem ficar mais intensas nesta semana. Por conta da proximidade da votação, os Deputados Rejane Dias (PT) e Fábio Abreu (PTB) irão deixar suas pastas para reassumirem os mandatos. Mas, o afastamento das secretarias de Educação e Segurança não pode ser por tempo indeterminado, visto as possibilidades de adiamento da pauta. 
De acordo com o Secretário de Governo, Merlong Solano (PT), se a votação, que está prevista para acontecer até a próxima semana, for adiada e os secretários precisarem ficar em Brasília mais tempo do que o previsto, Rejane e Fábio Abreu devem ser chamados pelo Governador Wellington Dias (PT) para uma reunião. 

Secretários Rejane Dias e Fábio Abreu reassumirão mandatos na Câmara para votação sobre a Reforma da Previdência (Fotos: Portal O Dia)

“Os dois dirigem pastas estratégicas no governo. Se a coisa demorar por muito tempo, ele [Governador] deve chamar os dois para saber como ficará a condução das duas pastas aqui porque não podem ficar indefinidamente sendo coordenadas por interinos”, explicou Merlong. 

O Secretário disse ainda que a proposta de Rejane e Fábio Abreu deixarem os cargos para votarem contra a reforma previdenciária foi uma decisão pessoal e individual dos Deputados. “A decisão é deles e o Governador respeita e até apoia, uma vez que também entende o grau de prejuízo que a sociedade deverá ter com reforma sendo votada do jeito que está”, comentou. 
Os dois ainda não têm data definida para reassumirem os cargos na Câmara. Com o retorno dos Deputados ao parlamento, Silas Freire (PR) e Mainha (PP) voltam para suplência. Aqui no Estado, enquanto os Secretários permanecerem afastados, as Secretárias ficarão sendo administradas por Hélder Jacobina, na Educação, e Eugênia Vila, na Segurança.
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: