Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após liminar, bloqueio é desativado e WhatsApp volta a funcionar no Brasil

Juiz considera que multa é solução melhor do que bloqueio do aplicativo.

17/12/2015 09:57

O WhatsApp voltou a funcionar no início da tarde desta quinta-feira (17), depois de o Tribunal de Justiça de São Paulo ter concedido liminar para que as operadoras deixassem de bloquear o acesso ao aplicativo.

De acordo com o que Eduardo Levy, presidente do SindiTeleBrasil, as operadoras restabelecerão o recebimento e envio de mensagens assim que forem notificadas pela Justiça. "Cumprimos a ordem para bloquear e para desbloquear. Independetemente de termos prejuízo em relação à nossa imagem, por cumprir tudo que a justiça brasileira determina", diz. As empresas de telefonia cumprirão imediatamente a determinação, diz.

Segundo o relato de usuários, TIM, Claro e Vivo já voltaram a permitir que seus clientes usem o aplicativo normalmente.

Atualizada às 12h56min

O colunista do O Globo, Lauro Jardim, publicou por volta das 11h30 que o desembargador Xavier de Souza, da 11ª. Câmara do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou o desbloqueio do WhatsApp em todo o Brasil. "Xavier já tinha precedente favorável ao desbloqueio em outras duas decisões envolvendo impugnação de quebra de sigilo, exatamente o que foi pedido hoje para o WhatsApp", escreveu.

Ainda não há informações sobre quando o aplicativo voltará a funcionar, mas a decisão garante que seja em menos de 48h, o que tinha sido determinado anteriormente pela juíza da 1º Vara Criminal de São Bernardo do Campo. Em nota, o TJ de São Paulo informou que serão expedidos ofícios aos provedores com a nova determinação. 

Na sua decisão, o desembargador destacou que “em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa” em fornecer informações à Justiça. Disse, ainda, que “é possível, sempre respeitada a convicção da autoridade apontada como coatora, a elevação do valor da multa a patamar suficiente para inibir eventual resistência da impetrante”.

Atualizada às 11h38

Após uma decisão judicial, as principais operadoras de celular do país foram intimadas pela Justiça a bloquear o aplicativo de mensagens Whatsapp em todo o território nacional por 48 horas, a partir da 0h desta quinta-feira (17). Com o bloqueio, vários usuários mostraram insatisfação, principalmente os que usam o aplicativo como ferramenta de trabalho.

A empresária Gilderlane Campelo, proprietária de uma loja de canecas personalizadas, afirmou que o bloqueio afetou as vendas dos produtos, já que muitos de seus clientes usam o Whatsapp para fazer os pedidos. 

"Todos os dias eu recebo cerca de 40 solicitações de pedidos de canecas. A minha empresa surgiu da oportunidade que a internet e os aplicativos trouxeram as pessoas comuns.Atualmente tenho 10 mil seguidores no Instagram que acabam por conhecer meus produtos e entram em contato comigo através do WhatsApp. É triste acordar hoje pela manhã e ver que não existem notificações de pedidos, que não existem pessoas me pedindo pra criar os presentes delas, algo que em um dia comum não aconteceria. Não são mensagens inúteis de grupos ou de fofoca, são mensagens de pessoas que desejam o meu produto, que querem informações sobre ele e tudo mais", relatou Gilderlane.

Prevendo o bloqueio seria uma dificuldade para as vendas, a empresária ainda alertou previamente seus clientes que "estaria usando outro aplicativo semelhante ao Whatsapp, que é o Telegram". Segundo Gilderlane, as pessoas estão entrando em contato por outras redes sociais, como Instagram e Facebook.

Veja alternativas para se comunicar durante o bloqueio do Whatsapp

Telegram (site:https://telegram.org/)

Com funções semelhantes às do WhatsApp, o Telegram serve para troca de mensagens de texto, foto e vídeo. Permite ainda o envio de arquivos de qualquer tipo (doc, gif, zip e mp3, por exemplo). O usuário pode "acessar suas mensagens de vários dispositivos ao mesmo tempo, incluindo tablets e computadores, além de compartilhar um número ilimitado de fotos, vídeos e arquivos de até 1,5 GB cada".

Facebook Menssenger (site:https://www.messenger.com)

Mark Zuckerberg, confundador e presidente-executivo do Facebook, viu na crise uma oportunidade e fez propaganda do Messenger na mensagem na qual lamentou o bloqueio do Whatsapp  no Brasil. Embora ligado diretamente à rede social, o Messenger pode ser usado como um app à parte. Funciona como bate-papo para mensagens de texto, voz e emoticons.

Hangouts (site:https://hangouts.google.com/)

Inicialmente vinculado ao Google+, o Hangouts hoje em dia pode ser usado por quem não tem perfil na rede social. Mas é preciso, sim, ter conta no Google. Criado como bate-papo, agora permite envio de SMS. Dá para conversar em grupos de até cem pessoas, trocar fotos, emoticons e GIFs, por exemplo. Além disso, faz chamadas em vídeo, tanto entre duas pessoas como entre grupos de até dez pessoas. Permite ainda sincronizar dispositivos e está disponível nas versões Android, iOS e Web.

KaKao Talk (site:http://www.kakao.com/talk)

O KaKao Talk permite mensagem de texto e voz, chamadas telefônicas e em vídeo, envio de fotos e compartilhamento de eventos. Permite enviar documentos, vídeos, imagens, áudio ou arquivos compactados no computador (até 100 MB por arquivo) e depois visualizá-los tanto em um computador quanto no telefone.

Line (site:http://line.me/pt-BR/)

Além de troca de mensagens, o Line permite chamadas de voz e vídeo e compartilhamento de fotos e mensagens de vídeo e de voz. O app está disponível para iPhone, Android, Windows Phone, BlackBerry (chamadas de voz) e PC (Windows eMac OS).

Skype (site:www.skype/pt-br)

O forte do Skype são conversas em vídeo, mas serve para trocar mensagens de texto também. Pode ser usado no telefone, no computador ou em uma TV com o programa instalado. Dentre os recursos que oferece, está a tradução simultânea do português para outros seis idiomas e a possibilidade de se fazer videoconferência.

Viber (site:www.viber.com/pt/)

O Viber serve tanto para mensagens de texto quanto para ligações telefônicas para outros usuários do aplicativo. É via internet, ou seja: funciona pelo WiFi ou 3G e 4G.

Aplicativos de VPN conseguem burlar lei e debloquear Whatsapp

Após a proibição, aplicativos de VPN também ganharam popularidade. Com eles, o aparelho funciona como se estivesse conectado de um outro país e consegue acessar o aplicativo de mensagem, até mesmo no 3G ou 4G. Entre os mais falados até o momento, estão Betternet: Unlimited Free VPN e Psiphon.

É importante ressaltar que o VPN funciona como um rede privativa dentro da rede mundial de computadores. O mantenedor do VPN pode, em tese, ter acesso às suas informações, comunicações por Whatsapp e também ao histórico de páginas acessadas. Utilize este recurso com cautela – preferencialmente depois de pesquisar provedores de VPN e contratar aquele que lhe parece mais seguro.

Fonte: G1/Techtudo
Edição: Nayara Felizardo
Por: Marcos Cunha (estagiário)
Mais sobre: