Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

IFPI realiza Genuino Day no próximo sábado

Evento faz parte das comemorações de aniversário de desenvolvimento da plataforma Arduino, que permite a construção de sistemas interativos de baixo custo.

30/03/2016 15:39

No próximo sábado, 2 de abril, será realizado o Genuino Day. O evento, organizado pelo Labiras (Laboratório de Automação, Robótica e Sistemas Inteligentes) do Instituto Federal do Piauí, acontece em diversos países, na mesma data, e faz parte das comemorações de aniversário de desenvolvimento da plataforma Arduino, que permite a construção de sistemas interativos de baixo custo. Uma característica importante dessa ferramenta é que todo material (software, bibliotecas e hardware) pode ser reproduzido e usado por todos, sem a necessidade de pagamento de royalties ou direitos autorais.

O evento já aconteceu em duas outras edições com o nome de Arduino Day. "A mudança de nome [para Genuino Day] é resultado de uma estratégia global da empresa que desenvolve a plataforma Arduino. Mas o evento continua gratuito e com o objetivo de reunir makers, hackers e curiosos interessados em experiências e projetos na área de tecnologia”, destaca Francisco Marcelino, coordenador do Labiras.

O Genuino Day acontecerá, das 10h às 22h, na Praça de Alimentação do Shopping Rio Poty. Na programação, estão previstas oficinas, palestras e atividades integradoras. "Outra diferença neste ano é que terão prioridades os projetos com apelo social, especialmente os destinados ao combate ao mosquito Aedes aegypti”, acrescenta Marcelino.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: