Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Avenida Principal do Dirceu recebe novo semáforo a partir de sábado

Ações foram planejadas para melhorar o tráfego e preparar a circulação do transporte público

24/06/2017 10:46

O cruzamento da avenida José Francisco de Almeida Neto, conhecida como a "Principal do Dirceu", com a rua José de Sousa Martins, na zona sudeste de Teresina, passará a contar com um semáforo a partir do próximo sábado (24). A via faz ligação entre os bairros Dirceu I e Dirceu II.

“Os condutores devem fazer o laço de quadra, fazer a volta no quarteirão para ter acesso ao outro bairro. Além da implantação dos semáforos, fizemos uma nova sinalização vertical e horizontal, mas para que a mudança funcione bem precisamos que as pessoas obedeçam a sinalização e não estacionem em local proibido”, afirmou o gerente de Engenharia de Tráfego da Strans, José Lopes.

A intervenção realizada ao longo da Avenida José Francisco de Almeida Neto tem como objetivo melhorar a fluidez no trânsito no local e garantir o funcionamento dos corredores e faixas exclusivas para ônibus, ainda em construção.

De acordo com o Diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, José Falcão, a requalificação da avenida principal do Dirceu foi necessária para atender à implantação das faixas exclusivas. “Seguimos as diretrizes apontadas no Plano Diretor de Transportes, com a criação dos Corredores e Faixas Exclusivas de Ônibus e Terminais de Integração”, acrescentou.

Falcão relata que essa via tinha muitos cruzamentos com retornos abertos em toda a sua extensão e foram fechados 22 retornos a fim de melhorar a circulação de veículos ao longo da via. “Além de fechar os retornos, foram implantados três semáforos, criando binários para reduzir a quantidade de manobras nos cruzamentos ao longo da via, aumentando, assim, a capacidade viária. No próximo sábado (24), iremos colocar para funcionar o semáforo da esquina do Banco do Brasil. Mas esperamos que até o final o início de julho os demais equipamentos sejam ligados”, complementou.

Com o funcionamento dos semáforos, será proibida a conversão à esquerda em todos os cruzamentos. José Lopes explica que com a implantação dos três semáforos foram criados binários para melhorar a circulação de veículos e proporcionar mais segurança para os pedestres. “Com o asfaltamento das vias perpendiculares, os semáforos irão ajudar as pessoas a transitarem do bairro Dirceu I para o Dirceu II, com isso devem acabar os congestionamentos na avenida principal”, acrescentou.

Fonte: Prefeitura de Teresina
Mais sobre: