Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com Copa e período junino, PMT libera edital para eventos em via pública

Pensando na época de Copa e festas juninas, a Prefeitura orienta que eventos em vias públicas precisam estar regulamentados.

20/06/2018 09:50

A Prefeitura Municipal de Teresina orienta a população sobre a importância da organização e planejamento para quem deseja promover eventos em áreas públicas, especialmente nesta época do ano, que se torna festivo por conta da copa e do período junino. 

Ao requerente interessado em promover eventos em áreas públicas da cidade, é orientado que a solicitação de licença seja feita com, no mínimo, 15 dias de antecedência. O primeiro passo para dar entrada no requerimento junto à Superintendência correspondente a região é informar o local exato, por meio de uma planta (representação gráfica do local), com as dimensões e os nomes das respectivas ruas. 

Posteriormente, o interessado deverá, caso necessário, apresentar o projeto de montagem e desmontagem das estruturas com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), além do contrato de prestação de serviço ou declaração dos serviços de limpeza após o evento.   

De acordo com o gerente de Controle e Fiscalização da SDU Leste, Lupércio Medeiros, o requerente deverá apresentar também a licença da Secretaria de Segurança Pública, junto à Delegacia Geral e o plano de segurança privada ou declaração. Ele ressalta ainda a contratação de locação de, no mínimo, três banheiros químicos (homem, mulher e cadeirante), além das licenças da Strans, se houver a necessidade do isolamento de vias públicas e da Secretaria de Meio Ambiente, caso ocorra a utilização de som. 

 O gerente de Urbanismo da SDU Leste, André Galvão, chama a atenção para a montagem de estruturas metálicas, como, por exemplo, do palco para a apresentação de uma atração musical. Segundo ele, se o interessado necessitar da estrutura, será necessário o atestado de regularidade por parte do Corpo de Bombeiros para averiguar toda a segurança da montagem. 

Há ainda alguns outros critérios imprescindíveis para que o requerimento seja autorizado pela Superintendência, como cópias do RG e CPF do responsável pelo evento; informações do dia, hora e duração do evento; bem como dia e duração das montagens e desmontagens das estruturas, caso houver.  Com todos os critérios exigidos em mãos, o responsável deverá protocolar o pedido na SDU da sua região, onde o requerimento será analisado. 

Confira abaixo a lista completa: 

  1. Projeto da área ocupada com a planta da estrutura. 
  2. Projetos de Montagem e Desmontagem das Estruturas; 
  3. Projetos de Controle de Tráfego; 
  4. Autorização da Strans; 
  5. Licença Ambiental; 
  6. Licença Sanitária; 
  7. PGRS com Devida ART; 
  8. Contrato de Locação ou Declaração dos Serviços de Limpeza; 
  9. Licença da Secretaria de Segurança Pública/ Delegacia Geral/ 
  10. Plano de Segurança Privada; 
  11. Contrato de Locação dos Banheiros Químicos; 
  12. Termo de Ajustamento do Ministério Público; 
  13. Projetos das Instalações Elétricas / Sonora com ART; 
  14. Contrato de Locação do Local; 
  15. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos Geradores; 
  16. Projeto do Combate ao Incêndio e Pânico com ART; 
  17. Atestado de Regularidade do Corpo de Bombeiros; 
  18. Licenças Devidas e Atualizadas da Empresa Requerente; 
  19. Licenças Devidas e Atualizadas da Empresa Proprietária do Local; 
  20. Xérox do RG e CPF do Responsável pelo evento; 
  21. Declarar no Requerimento Dia/Hora/Duração do evento; 
  22. Declarar dia e Duração Necessária para Montagem e Desmontagem das Estruturas. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresina
Edição: Lucas Albano
Mais sobre: