Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

HU vai armazenar doses de vacina da Pfizer em Teresina

O Hospital Universitário foi convocado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para participar do esquema de armazenamento e aplicação da vacina na Capital.

30/04/2021 12:42

Deve chegar ao Piauí, neste sábado (1º), a primeira remessa de vacinas da Pfizer/BioNTech. O primeiro lote com 1 milhão de doses foi recebido pelo Ministério da Saúde na noite desta quinta-feira (29). Devido às condições específicas de armazenamento do imunizante, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI) foi convocado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para participar do esquema de armazenamento e aplicação da vacina na Capital.


Leia mais: Covid-19: Piauí recebe mais 71 mil doses das vacinas AstraZeneca e Coronavac 

De acordo com superintendente do HU, Paulo Márcio, o hospital dispõe de freezers adequados para o armazenamento do imunobiológico. “Temos freezers disponíveis com a temperatura abaixo de -90°C, que são exigências para o armazenamento para nova vacina que deve ficar entre -60°C e -90°C. É possível que, durante duas semanas, essa temperatura possa ser reduzida para -15°C e -25°C”, explica.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

Segundo ele, após a aplicação da vacina, o paciente deve ficar de repouso por cerca de 20 minutos para evitar reações alérgicas. “O HU reúne todas as condições para realização da imunização, a estrutura física e a estrutura de equipamentos para abraçar essa campanha que vai levar mais saúde aos piauienses”, destaca.

Assim que os imunizantes chegarem nas salas de vacinação, na rede de frio nacional (+2°C a +8°C), a aplicação na população deve ocorrer em até cinco dias. Devido ao curto espaço de tempo, o Ministério da Saúde está orientando, para essa primeira remessa, que a vacinação com as doses da Pfizer fique restrita às capitais.

Até o momento, a FMS não divulgou o cronograma de aplicação da vacina da Pfizer/BioNTech em Teresina. 

Mais sobre: