Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mulher é detida após quebrar porta da SAAD Sul a pedradas durante manifestação

Durante a manifestação, as famílias também atearam fogo em pneus interditando a avenida no sentido Norte/Sul.

26/04/2023 11:42

Uma mulher não identificada foi detida, na manhã desta quarta-feira (26), após quebrar a porta da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD Sul), localizada na Avenida Barão de Gurgueia em Teresina, durante um protesto por moradia.


Leia também: Cães e gatos são vacinados após macaco sagui ser diagnosticado com raiva em Teresina 


Durante o ato, os manifestantes interditaram a via com pneus e atearam fogo. Alguns tentaram invadir o gabinete da superintendência e passaram a danificar o patrimônio, com danos a portas e janelas do prédio. O protesto se deu em função da desobstrução de uma via pública, realizada ontem (25), no bairro Santa Luzia, zona Sul de Teresina. Além da remoção, os manifestantes reivindicam moradias na Vila Campina, zona Sul de Teresina.

Foto: Reprodução

De acordo com o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, major Wilton Sousa, equipes da PM acompanhavam o protesto em frente à SAAD Sul quando uma das manifestantes teria arremessado uma pedra contra a porta do órgão"Essa senhora depredou o patrimônio público, jogou uma pedra e quebrou a porta de vidro. A equipe já estava de prontidão e presenciou o ocorrido. Conseguimos deter ela e levar para a Central de Flagrantes", informou o comandante.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e conseguiu conter as chamas. A reportagem do O DIA procurou a SAAD Sul, que informou por meio de nota que "no último final de semana, a Gerência de Fiscalização e Controle da SAAD Sul recebeu denúncias acerca da ocupação irregular no logradouro público e área de preservação permanente, com demarcações de terreno na via, construção de armações e barracos, além da instalação de barricadas. Contudo, a Saad Sul esclarece que as vias públicas são para circulação pública da população, em seu direito de ir e vir, e é proibida a obstrução e/ou invasão com intenção de ocupá-las".

A SAAD Sul esclarece ainda que em 2021 "foi realizado um cadastro habitacional com cerca de 15 famílias da região. Em 2022, o cadastro foi atualizado para 28 famílias e a SAAD Sul procedeu com a elaboração do projeto para a construção das unidades habitacionais na área cedida pela prefeitura. Vale ressaltar que a solicitação de cadastro para as 28 famílias foi feita pela própria líder comunitária e atendida na época pelo superintendente Juca Alves. Contudo, a mesma liderança comunitária reivindica uma nova atualização de cadastro, com a inserção de mais de 50 famílias, o que é inviável para o projeto habitacional em andamento". 

Mais sobre: