Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Passageiros chegam a esperar mais de uma hora por ônibus no final de semana

Redução no número de veículos aumenta a espera pelo coletivo e cria ambiente propício à ação de bandidos.

22/08/2017 08:11

Os teresinenses que dependem do sistema de transporte coletivo para se deslocar nos finais de semana reclamam da demora dos veículos. A espera, segundo os passageiros, chega a durar mais de uma hora, dependendo da linha de ônibus. 
O estudante Marcos Vinícius, que mora no bairro Mário Covas, comenta que na região só rodam dois ônibus aos sábados e domingos. “Esperar ônibus no fim de semana é muito ruim. Sábado passado fiz um simulado que ia até as 13h, mas saí mais cedo porque se eu perder o ônibus que passa 12h50, o outro só passa quase 14h. No fim de semana, só roda um ônibus praticamente, que roda de duas em duas horas, o que é um absurdo”, relata. 

Aos sábados, apenas 60% dos ônibus circulam. Já aos domingos, só 40% (Foto: Moura Alves/ O Dia)

Com a demora, muitas pessoas se desestimulam até para sair de casa, como cita a autônoma Maria de Socorro. “Tem sábado e domingo que eu prefiro não sair, não me divertir, porque só de pensar na demora que eu levo, no sol quente de uma parada, muitas vezes em pé para esperar o ônibus chegar, já desisto. E é duas demoras, uma para sair de casa, outra para voltar. O estresse é menos se eu ficar em casa, procuro resolver tudo no meio da semana mesmo”, enfatiza. 
Assaltos 
Além da reclamação da demora e da situação das paradas, os passageiros se preocupam também com a segurança. Para Lindomar da Silva, que estava esperando um ônibus há 20 minutos, as paradas no fim de semana são mais desertas e quanto mais o ônibus demora, mais expostas as pessoas estão a assaltos. 
“Na minha opinião, a quantidade dos ônibus tinha que ser a mesma, sendo meio de semana ou final de semana, porque facilita para as pessoas, a gente não sai só no meio de semana não. A gente quer sair, fazer uma visita a alguém, se divertir, mas sai como? Se só tem ônibus quase de duas em duas horas. Pra quê reduzir? Não acho certo”, critica Lindomar, que mora no bairro Buenos Aires. 
Strans defende que pouca demanda justifica redução da frota 
Por sua vez, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informa que a redução dos ônibus no fim de semana é uma determinação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). 
A Strans, por sua vez, justifica que a frota é reduzida porque a demanda de passageiros fica abaixo da oferta de vagas nos ônibus que são disponibilizadas por viagem nos fins de semana. Denilson Guerra, gerente de Planejamento da Strans, explica que é preciso manter um equilíbrio entre a oferta e a procura para não onerar o sistema. 
“Sábado pela manhã tem movimentação mais intensa por conta do Centro está aberto e das escolas. Mas à tarde, o comércio fecha e a procura diminui. Então, no sábado, a gente reduz 40% e somente 60% da frota dos coletivos que circulam no meio de semana são ofertados. Nos domingos, circula 40% deles, porque a demanda é ainda menor. Temos que pensar em uma forma de atender o usuário e também manter o sistema saudável. Não podemos onerar o sistema”, argumenta. 
Denilson explica que o tempo de espera nas paradas é calculado dividindo o tempo médio de viagem do ônibus pela quantidade de transportes coletivos. “Supondo que uma Linha X tenha um tempo médio de viagem de 120 minutos e seis ônibus durante o meio de semana, divide os 120 minutos por seis, dá cerca de 20 minutos entre cada ônibus. No sábado, vamos ter 60% dos ônibus, ou seja, cerca de três ônibus, com um intervalo de 40 minutos (120/3) e assim sucessivamente”, demonstra ele. 
Possíveis soluções 
O gerente de Planejamento da Strans ressalta também que uma forma de evitar a espera na parada de ônibus é utilizar aplicativos que indicam o local onde cada ônibus está. Ele assegura que todos os ônibus de Teresina contam com GPS e podem ser localizados através de aplicativos, como o Moovit e o Starbus. 
“Existem meios tecnológicos que monitoram nosso sistema, o usuário pode fazer o uso desses aplicativos e acompanhar. Hoje, todos os ônibus possuem um sistema de GPS, sombra, claro que em determinados pontos da nossa cidade o GPS falha, mas na hora que sai dessa sombra, ele volta a funcionar”, afirma. 
Denilson ressalta que a população pode estar fazendo reclamações e informando à Strans atrasos e problemas nos transportes coletivos.
Edição: Virgiane Passos
Por: Karoll Oliveira
Mais sobre: