Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

População reclama que falta de asfaltamento dificulta vida de cadeirantes

Segundo os moradores do bairro Pirajá, várias ruas da região enfrentam o mesmo problema de falta de pavimentação.

26/02/2019 08:51

A falta de asfaltamento em diversas ruas do bairro Pirajá, na zona Norte de Teresina, é motivo de incômodo e gera reclamação entre a população. Ribamar Ferreira Lima, por exemplo, se locomove com muletas devido uma amputação na perna e diz que, de todas as formas, o deslocamento é difícil na área em que ele reside, na Rua Pernambuco. Para ele, a falta de uma associação de moradores do bairro dificulta ainda mais o desenvolvimento da região.

“Eu nasci e me criei nesse pedaço aqui e é todo tempo desse jeito. Só tem três ruas que foram asfaltadas, uma porque sai na Secretaria de Agricultura, que é onde os ricos vão. A outra é da Universidade Estadual do Piauí e agora asfaltaram a Rua Ceará também. São oito ruas sem asfalto”, afirma o morador.

Na avaliação de Ribamar, é necessário investir na região também por conta das pessoas com deficiência física. “Aqui tem uma faixa de seis, oito cadeirantes que também dependem e nós fomos buscar com políticos, mas ainda não conseguimos nada”, relata.


Os buracos nas poucas vias com asfalto também são alvo de reclamação de quem mora na região. Foto: Poliana Oliveira/ODIA

Além disso, com o trânsito de veículos pesados na região, Ribamar diz que são frequentes as ocorrências de danos a encanamentos de água nas ruas. Outra reclamação dos moradores é a questão estrutural das vias, em especial sobre os buracos. Segundo a moradora Socorro Alves, a infraestrutura da pavimentação nas ruas da região gera incômodos para os habitantes da área, que transitam pelas vias diariamente.

“É muito ruim pra gente andar até com criança, essas pedras muito altas. Têm também cadeirantes, é muito dificultoso passar por aqui. Seria muito melhor se as ruas fossem todas asfaltadas, para dar um melhor acesso para nós aqui do bairro da comunidade. Para as pessoas que têm transporte público também, termina danificando os carros”, pontua.

Sem previsão

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), disse que ainda não existe previsão orçamentária para o asfaltamento no Bairro Pirajá. Segundo o órgão, após o asfaltamento de 80% do Dirceu 1, atualmente a Prefeitura possui equipes atuando no asfaltamento de quadrantes no Parque Poti e Renascença 1.

As obras levam em consideração o sistema viário local, a idade do bairro e as obras já previstas em orçamento popular e emenda parlamentar. Seguindo também a política de planejamento justo e eficiente, que é a de fechamento dos quadrantes dos bairros.

A gestão municipal entende a importância do asfaltamento da região do Pirajá e reforça que continuará com os esforços para viabilizar não apenas o asfaltamento da Rua Pernambuco, mas das adjacentes a fim de consolidar a uniformidade da pavimentação asfáltica da região.

Edição: Virgiane Passos
Por: Ananda Oliveira
Mais sobre: