Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PR abre mão da 1ª vice-presidência em nome do consenso

Com a adesão do PP à chapa de Themístocles, o atual presidente da Alepi deve concorrer com chapa única

30/01/2019 10:57

Atualização às 13h

Por consenso, governador fez apelo para PR ceder 1ª vice-presidência ao PP

O cargo de 1º vice-presidente na chapa de Themístocles havia sido prometido ao PR, que nesta nova legislatura terá a quarta maior bancada da Assembleia, com três parlamentares: Dr. Hélio, coronel Carlos Augusto e Fábio Xavier.

Para que o PR abrisse mão do posto em favor do Progressistas, foi preciso o governador Wellington Dias (PT) intervir, fazendo um apelo aos parlamentares da sigla presidida por Xavier.

Em troca da abdicação da vaga de 1º vice-presidente, o PR recebeu mais uma das nove cadeiras na mesa diretora. O coronel Carlos Augusto será o 4º secretário.

"Sempre fomos em busca do consenso, defendendo a tese de que o consenso chegaria mais rápido em torno do nome do deputado Themístocles. Nos foi prometida a primeira vice-presidência, para a qual indicamos o deputado Dr. Hélio. E, de ontem até hoje, recebemos um pedido especial do governador para que nós nos empenhássemos mais ainda na busca desse consenso. O Dr. Hélio decidiu, juntamente comigo e com o coronel Carlos Augusto, que nós deveríamos atender esse pedido do governador. Em função disso, o Dr. Hélio passou para a segunda vice-presidência e nós tivemos a entrada, na composição da mesa, do coronel Carlos Augusto. E é um prestígio para o partido nós termos dois membros integrando a direção da mesa diretora da Assembleia", avaliou Fábio Xavier.

Atualizada às 11h37

A primeira vice-presidência destinada ao Progressistas (PP) será ocupada pelo deputado Fernando Monteiro, que é do PRTB, mas deve migrar para o partido de Ciro Nogueira.

Com essa decisão, a chapa de Themístocles Filho fica da seguinte forma:

Presidente:                THEMÍSTOCLES FILHO (MDB)

1ª Vice-presidência:  FERNANDO MONTEIRO (PRTB)

2ª Vice-presidência:  DR. HÉLIO (PR)

3ª Vice-presidência:  EVALDO GOMES (SD)

4ª Vice-presidência:  FIRMINO PAULO (PP)

1ª Secretaria:             FÁBIO NOVO (PT)

2ª Secretaria:             MARDEN MENEZES (PSDB)

3ª Secretaria:             FLÁVIO NOGUEIRA JR (PDT)

4ª Secretaria:             CARLOS AUGUSTO (PR)


Matéria original

Os deputados do PR decidiram abrir mão da primeira vice-presidência na mesa diretora da Assembleia Legislativa (Alepi) para o partido progressista (PP) em nome do consenso em torno de uma chapa única encabeçada pelo atual presidente Deputado Themístocles Filho.

Em troca, a sigla deve ganhar outra cadeira na mesa, que deve ser ocupada pelo Coronel Carlos Augusto.

Em vez da primeira vice-presidência, o PR deve ficar agora com a segunda vice-presidência que será ocupada pelo Doutor Hélio.

Já o espaço destinado ao Coronel Carlos Augusto ainda será definido. Mas é provável que ele receba a terceira vice-presidência ou a quarta Secretaria.

O rearranjo deve exigir que Temístocles volte a negociar com o bloco de oposição, tendo em vista que a segunda vice-presidência já estava prometida para o deputado Evaldo Gomes.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: