Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Robert Rios quer retirar cobradores dos ônibus de Teresina, denuncia Sintetro

A proposta de Robert Rios foi apresentada durante uma reunião com representantes dos trabalhadores e das empresas de transportes

18/03/2022 14:54

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (SINTETRO-PI), Antônio Cardoso, relevou nesta sexta-feira (18/03) que o vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, propôs extinguir a função de cobrador dos ônibus que operam no transporte coletivo de Teresina.


Leia também: Ônibus em Teresina: motoristas e cobradores fazem greve a partir de segunda (21) 


A proposta de Robert Rios foi apresentada durante uma reunião com representantes dos trabalhadores, que buscava uma solução para o problema do transporte público da capital e evitar a greve, segundo Antônio Cardoso

Foto: Assis Fernandes / O Dia

“Recentemente tivemos um encontro com o prefeito. O prefeito pediu que o superintendente resolvesse a situação. Tivemos um encontro com o Setut, Strans e Sintetro. Ficou uma maravilha, pensamos até que íamos assinar a convenção. Quando chegamos lá para falar com o Robert Rios a primeira proposta dele era tirar o cobrador, botar o cobrador para fora”, disse o presidente do Sintetro. 

Antônio Cardoso rejeita a proposta ao explicar que a medida causaria o desemprego de centenas de trabalhadores e só ampliaria a lista de problemas do sistema de transporte. O sindicato também alegou que a retirada dos cobradores é ilegal e provocaria um acúmulo de função para os motoristas.

Foto: Assis Fernandes / O Dia

“É dupla função, isso é um crime. Nós estamos atrás é de emprego, de mão de obra. Isso não é postura de um vice-prefeito falar com a gente. Ele disse que era para nos adaptarmos a realidade”, declarou Cardoso. 

O outro lado 

Ao O Dia, o vice-prefeito Robert Rios explicou que recebeu o presidente do Sintetro, que reivindicava que a Prefeitura de Teresina interferisse junto as empresas para conseguir aumento salarial, mas que não fez a proposta porque não possui empresa de ônibus. 

"Não cabe a mim fazer qualquer proposta nesse sentido porque não tenho nenhuma empresa de ônibus", disse. "As empresas têm dito que o Piaui é um dos últimos estados que ainda tem cobrador porque a bilhetagem eletrônica teria tornado desnecessária essa nobre profissão. Não entro nunca na seara de empregados e empresários. Sou solidário aos motoristas e cobradores e hoje mesmo fiz duas reuniões para ajudá-los", afirmou. 

Greve 

Os motoristas e cobradores de ônibus de Teresina decidiram iniciar na próxima segunda-feira (21) greve por tempo indeterminado. Com isso, os ônibus que ainda circulam pela capital, cerca de 180, segundo a Strans, deverão deixar de rodar. Isso, porque a determinação do sindicato da categoria (Sintetro), é que nenhum veículo circule pela cidade ao menos no primeiro dia da paralisação. 

Mais sobre: